Visitar Portugal

Saiba por que motivos deve visitar Portugal

Clima suave, 3 mil horas de sol por ano e 850 quilómetros de costa banhada pelo Atlântico fazem com que seja obrigatório visitar Portugal

 

Gastronomia


A cozinha portuguesa é definitivamente um dos tesouros nacionais, obrigatório de conhecer para quem vem visitar Portugal. Abrindo-se ao mundo e mostrando cada vez mais sinais de que coabita um espaço de influências globais, não deixa de honrar a sua tradição em simultâneo. Esta  é tão diversa como a sua paisagem e é especialmente demarcada pela sua proximidade do mar. 

 

Sendo o peixe e o marisco a essência da gastronomia portuguesa, pratos como o cozido à portuguesa, o arroz de cabidela e o bacalhau à lagareiro são autênticos estandartes da identidade culinária lusa. 

 

Vinhos


Sabe-se que a produção de vinhos em Portugal data já dos tempos do Império Romano. Também se sabe que estes são uma das "pratas da casa" e que, diferenciando-se pelas diferentes regiões do país em que são produzidos, são dos melhores atrativos que o país tem para oferecer.


Seja do Douro, região indissociável da produção de vinhos de excelência, do Dão ou do Alentejo, é uma garantia que quem vem visitar Portugal não se esquece dos vinhos que tiveram contato com o seu palato.

 

Clima


Outra das caraterísticas mais sedutoras de Portugal prende-se com a sua localização privilegiada no planeta terra: as horas de sol que recebe ao longo do ano. O clima temperado do país faz com que este tenha verões quentes e invernos húmidos, no entanto sempre com temperaturas agradáveis que permitem passear e conhecer o país em qualquer época do ano.


Além das estações do ano, o clima também é influenciado pela altitude e proximidade do mar. Na zona norte o clima é, geralmente, mais frio e húmido, enquanto nas regiões de Lisboa, do Alentejo e, principalmente, do Algarve, os verões são mais longos e quentes, com temperaturas entre os 35 e os 40 graus. Já a Madeira tem um suave clima subtropical ao longo do ano e os Açores devem ser visitados nos meses mais quentes, pois os seus invernos tendem a ser ventosos e húmidos.

 

Cultura


Sendo um país com oitocentos anos de história e antecedido pela ocupação de muitos outros povos e culturas, o que se verifica hoje a nível cultural é uma fusão de todas essas influências, complexa e inebriante. 


Os monumentos e as tradições, o fado e o folclore, o artesanato, os azulejos, a arte: tudo isto é Portugal. E tudo isto faz com que este país, de pequenas dimensões mas grande em conteúdo, seja cada vez mais um destino de eleição.

 

Gentes


O povo português é conhecido pela hospitalidade, pelo bem receber, o gosto pela vida boémia e por dois dedos de conversa. Além disso, a sua versatilidade para aprender novas línguas, ou pelo menos para se fazer entender, faz com que este seja outro dos atributos fortes de Portugal. 


Não há país sem pessoas e estas contribuem para dar um toque humanizado às paisagens, à comida, aos monumentos. Sem os seus sorrisos e bom atendimento, uma estada feliz não se concretizava. Não podemos falar por todos nós, mas português que é português recebe bem em sua casa.