CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Um autêntico bistrot à moda de Paris em Lisboa

Bistrot Lisboa
By Inês ALMEIDA . 4 years

Em 2014 foi inaugurado o primeiro bistrot francês em Lisboa, o restaurante La Parisienne. Neste espaço tudo vem de Paris, dos proprietários aos pratos, excetuando alguns ingredientes, como a carne, os legumes biológicos e alguns vinhos portugueses.

 

O casal de proprietários verificou que não existiam bistrots em Lisboa e decidiu arriscar e abrir um espaço tipicamente francês no Chiado, no Largo Bordalo Pinheiro. O chef, Xavier Charrier, também é francês e durante vários anos foi dono de uma charcutaria, tendo levado os conhecimentos e técnicas que aprendeu no ofício para o Le Parisienne, fazendo ele próprio parte dos enchidos que serve às refeições.

 

O Le Parisienne reproduz no seu espaço a ideia de um bistrot despretensioso. A decoração é informal, discreta mas elegante. Madeiras escuras, paredes de tons claros e posters do cinema francês ajudam a recriar o ambiente do tradicional bistrot.

 

Não possui um quadro de ardósia a enumerar os pratos do dia, como no imaginário parisiense, mas tem um prato do dia ao almoço e o menu é alterado semanalmente. Existe um cuidado na seleção dos produtos utilizados na cozinha.

 

Alguns dos pratos que se pode encontrar no La Parisienne são o tártaro de vaca cortado à faca com batatas fritas caseiras, o lombo de vaca com molho de pimenta, roquefort e chalotas acompanhado de batata assada ou o filete de robalo com legumes biológicos e o tártaro de salmão com batatas fritas caseiras. Para sobremesa há o clássico crème brûlée, ou leite creme queimado, tarte tatin ou ananás flambeado.

 

Endereço: Largo Rafael  Bordalo Pinheiro, número 18, 1200-359 Lisboa

Telefone: (+351) 21 342 0490

 

Mas o  Le Parisienne não é o único espaço que celebra a gastronomia francesa em Lisboa. Veja:

 

Ad Lib

 

O restaurante Ad Lib situa-se na Avenida da Liberdade e pertence ao Hotel Sofitel. Apresenta uma mescla de gastronomia francesa com um toque português. A decoração é quente, em tons de vermelho, simultaneamente sofisticada e reconfortante. O serviço de excelência está ao nível das criações que o chef Daniel Schlaipfer faz na cozinha.

 

Endereço: Avenida da Liberdade, número 127, 1269-038 Lisboa

Telefone: (+351) 21 322 8350

 

Brasserie Flo

 

O Brasserie Flo abriu portas em 2008, aquando da modernização do hotel Tivoli Lisboa, no entanto tem  uma entrada independente pela Avenida da Liberdade. Neste espaço respira-se e saboreia-se Paris, aliando-se o melhor da cozinha tradicional francesa à cultura e ao teatro. É conhecido pelas ostras, champanhe, assim como pelo bife tártaro, o marisco fresco e a salada de lavagante. Ao domingo serve um brunch muito completo das 12:00 às 16:00 horas.

 

Endereço: Avenida da Liberdade, número 185, Hotel Tivoli, 1269-050 Lisboa

Telefone: (+351) 21 319 8977