CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

O melhor peixe do mundo é português

Peixe Português
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Turismo Portugal

O peixe português é consensualmente apreciado em todas as mesas

 

"O que mais me marcou em Portugal foi a qualidade do seu peixe e marisco. Maravilhoso e impressionante. Para mim são os melhores do mundo." Foi com estas palavras, dirigidas ao jornal Expresso, que Ferran Adriá, o chef do aclamado El Bulli, pôs o peixe português nas bocas do mundo, corria o ano de 2011.

 

Também o chef Thomas Keller, de Nova Iorque, o único a receber três estrelas Michelin em dois restaurantes diferentes, não come outro peixe que não o de Portugal.  De facto, cada vez é mais notória esta preferência global pelo pescado português. Os mais exclusivos restaurantes optam por este, dos Estados Unidos à Rússia, da Itália à Suíça.

 

Como forma de aproveitar todo este reconhecimento e potencial do peixe português, foi criado o projeto Portugal Figura de Proa em 2016, cujo objetivo é passar a mensagem que em Portugal se consegue criar uma experiência inesquecível através do sabor inigualável do seu peixe, que apenas precisa de sal e brasas.

 

Este projeto tem como principal meta a criação da "Rota do Peixe Português", que consiste basicamente numa rota de turismo gastronómico de pescado. Esta destina-se não só a cimentar a imagem de Portugal como um destino gastronómico de excelência, mas também a afirmar o peixe português como um produto de excecional qualidade.

 

Já estão a ser definidas as rotas que realçam os melhores peixes de cada região, assim como as formas de confeção e os locais de eleição para usufruir destes. Pela sua notoriedade e qualidade, já foram identificados alguns produtos e locais que não poderão faltar nesta rota, como por exemplo Ílhavo, conhecida pela confeção de bacalhau.