CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

As 1001 formas de cozinhar bacalhau

Pratos Bacalhau
By Inês ALMEIDA . 3 years

Se há iguaria que é unanimemente apreciada pelos portugueses é o bacalhau, nas múltiplas formas que pode assumir à mesa.

Este não só é um "prato obrigatório" no Natal, como faz parte da ementa em Portugal ao longo de todo o ano.

 

Por ocasião do Natal passado, em 2015, a Norge, marca de bacalhau da Noruega, fez um inquérito a quatro mil famílias portuguesas, para saber quais são as receitas de bacalhau que reúnem as preferências dos portugueses. Este foi o resultado:

 

 

1. Bacalhau à Brás (23,4% dos votos)

 

Este popular prato é feito com bacalhau desfiado e batata palha frita, que vão a alourar num refogado de cebola e depois são envolvidos em ovo na frigideira. Para finalizar, leva azeitonas e salsa picada.

 

 

2. Bacalhau assado no forno (16,2%)

 

Este prato pode ser feito de maneiras diversas, mas usualmente o bacalhau é cozinhado com azeite e vinho branco em cebolada e faz-se acompanhar de batatas.

 

 

3. Bacalhau com natas (8,7%)

 

Uma das maneiras mais saborosas de comer este pescado, e talvez das mais calóricas, leva natas, cebola e batatas às rodelas e é confecionado no forno

 

 

4. Bacalhau assado na brasa (8,1%)

 

Regra geral serve-se bem tostadinho e bem regado de azeite.

 

 

5. Bacalhau cozido (6,4%)

 

Esta é a forma mais simples de cozinhar bacalhau e o prato natalício mais típico em Portugal. Normalmente faz-se acompanhar de batatas e legumes cozidos.

 

 

6. Bacalhau à Gomes de Sá (6,1%)

 

Esta é mais uma receita de bacalhau que vai ao forno, sendo servida por camadas.  Leva cebola refogada, bacalhau, batatas aos cubos e rodelas de ovo, tudo cozido, e azeitonas e salsa fresca picada a "enfeitar".

 

 

7. Arroz de bacalhau (2,4%)

 

O bacalhau vai bem com tudo e o arroz não é exceção. Um dos maiores chefes da nossa praça, o Vítor Sobral, faz um arroz de bacalhau de comer e chorar por mais.

 

 

8. Açorda de bacalhau (2,1%)

 

O bacalhau num dos pratos que mais define os sabores alentejanos, a açorda. Esta é um prato de substância feito à base de pão, água, alho e coentros.

 

 

9. Bacalhau à Braga (1,8%)

 

Esta receita tradicional de Braga leva bacalhau cozido com refogado de cebola e pimentos e rodelas de batata fritas.

 

 

10. Bacalhau à Lagareiro (1,7%)

 

Este é um prato tradicional da Beira Litoral e consiste em bacalhau assado na brasa, regado com azeite e alho e acompanhado de batatas a murro e grelos.

 

 

Os portugueses são dos maiores apreciadores de bacalhau no mundo inteiro, consumindo em média, 10 quilos por ano per capita. O bacalhau é o peixe mais consumido em Portugal, especialmente nos meses de Novembro e Dezembro.