CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Alojamento local atrai mais turistas estrangeiros que hotelaria tradicional

Alojamento local
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Turismo Portugal

Só num ano, Lisboa faturou um total de 267 milhões de euros à conta do alojamento local

 

Este crescimento deve-se não só ao facto da capital portuguesa ser dos destinos que mais visitantes atrai na atualidade, mas também às preferências dos turistas estrangeiros, que optam por uma estadia mais personalizada em detrimento da estadia mais formal oferecida pelos hotéis tradicionais.

 

Para este crescimento contribui não só Lisboa e Porto terem imóveis de inequívoca qualidade, como os seus proprietários gostarem de receber bem os hóspedes. De acordo com as declarações de Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal, para o Público, em Lisboa 68% dos proprietários fazem questão de receber pessoalmente os seus hóspedes. "Ao contrário do que se passa aqui, lá fora a maioria das pessoas não entrega diretamente as chaves ao hóspede", explica Eduardo Miranda.

 

Um mito que existe relativamente ao alojamento local é que este é low cost. Eduardo Miranda confirma que em vários casos se verifica realmente uma poupança substancial, especialmente no caso das famílias numerosas, mas que esta escolha se prende fundamentalmente com o fator emocional.

 

Só no grupo Airbnb existiam cerca de 12 mil alojamentos locais registados na área da Grande Lisboa no início de 2016, número que cresceu 65% face ao ano anterior, segundo o jornal Diário de Notícias. Esta evolução tem simultaneamente trazido inúmeros benefícios à economia local e, por outro lado, deixa os turistas que visitam Portugal cada vez mais satisfeitos.

 

Então e como é que os proprietários conseguem atrair tantos clientes? Porque proporcionam um serviço de excelência. Muitos vão buscar os hóspedes ao aeroporto, oferecem produtos regionais e até os convidam para fazer refeições com a família. A simpatia e o saber receber, tão característicos dos portugueses, são de fato a alma deste negócio.

 

Sugestões de alojamento local na zona da Baixa/Chiado em Lisboa: