CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL
Museu Nacional do Azulejo

No Museu Nacional do Azulejo a história é contada a azul a branco

O Museu Nacional do Azulejo é único no mundo inteiro

 

Se há arte bem portuguesa é a arte do azulejo, a peça de cerâmica vidrada que, em conjunto com outras, nos conta histórias das vivências no Portugal de outrora. Foi precisamente nesse sentido que surgiu o Museu Nacional do Azulejo, criado em 1965, que apresenta a história e a evolução da arte desta peça num magnífico convento do século XVI, constituindo das atrações mais apreciadas da capital.

 

Este museu é único no mundo inteiro, dado que nenhum país se dedica a esta arte como Portugal. Curiosamente, a confecção de azulejos é originária do Egipto, sendo que depois se propagou pelo resto de África e pela Europa. Em Portugal a época de glória do azulejo durou apenas alguns anos, no entanto o seu estilo acompanhou o poder económico que se vivia em Portugal na época. Os azulejos foram utilizados para decorar altares, mapear cidades, conferir estatuto às habitações dos mais poderes e serviram mesmo para fazer sátira política e social.

 

A colecção do Museu Nacional do Azulejo abrange toda a produção de azulejos da segunda metade do século XV até aos dias que correm. Além de azulejos, esta mostra ainda integra peças de cerâmica, porcelana e faiança que ilustra os materiais e técnicas de manufatura do azulejo. Uma visita ao MNAz inclui uma passagem pela bonita igreja do século XVI.

 

Dentro das obras expostas destaca-se a colorida “Nossa Senhora da Vida” de 1580, que representa o nascimento de Cristo, “A Lição de Dança” de 1707, o “Retrato de Senhora” do início do século XIX e “O Casamento da Galinha” de 1665.

 

 

Endereço: Rua da Madre de Deus, 4, 1900-312 Lisboa

Telefone: (+351) 218 100 340

Horário: Ter - Dom: 10:00 - 18:00 | Encerrado: Dom de Páscoa e feriados do Ano Novo, 1º de Mai e 25 de Dez

Consulte os preços aqui.