CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Viver em Lisboa: vantagens e desvantagens

Viver em Lisboa
By Inês ALMEIDA . 4 years
Categories :
Viver em Lisboa

Viver em Lisboa é o desejo de cada vez mais europeus, que procuram uma melhor qualidade de vida, tanto a nível financeiro como global. Se o país, especialmente a cidade de Lisboa, tem muitas vantagens, tem também alguns inconvenientes. Neste artigo vamos tentar fazer uma lista, tão completa quanto possível, das duas faces da moeda.

 

Apresentação rápida de Lisboa

Com cerca de 550 mil habitantes em cerca de 85 km², Lisboa é uma cidade à escala humana. Conhecida como "a cidade das sete colinas", a capital portuguesa é feita de altos e baixos. Situada numa baía na foz do Tejo, divide-se por 24 bairros.

 

Os benefícios de viver em Lisboa

Em primeiro lugar, viver em Lisboa tem uma enorme vantagem porque a cidade, tal como o resto do país, abriga uma grande comunidade francófona. É impossível, portanto, se sentir –se totalmente isolado. Além disso, os portugueses também falam uma língua derivada do latim, o que a torna simples o suficiente para assimilar bem e ainda tem semelhanças com o francês. 

 

Portugal tem, também, um baixo custo de vida. Na verdade, com um orçamento de apenas 5 a 10 euros pode comer uma refeição em restaurante (com porções generosas), e uma cerveja normalmente não excede o preço de 1 euros. Este poder de compra também afecta o imobiliário. pode encontrar um apartamento no centro da cidade por cerca de 2000€/m².

 

Claro, as condições meteorológicas também são uma grande vantagem, pois vai desfrutar de mais do que bom tempo em Lisboa, que chega a registar temperaturas de cerca de dez graus acima da média sazonal de Paris e goza de um belo sol.

 

A gastronomia portuguesa pode-se descrever como rica, variada e saborosa, sendo que, no entanto, dá mais destaque aos aos peixes, mesmo que a carne também está no menu.

 

Na cidade pode-se facilmente deslocar. Tem uma boa rede de transportes públicos e táxis, cujos preços desafiam a concorrência (entre 3 a 5 euros no centro da cidade e 10 a 15 euros para o aeroporto), que estão disponíveis e permitem que se aceda às várias diferentes zonas de Lisboa e as cidades vizinhas que ficam perto do mar, com as suas belas praias em que pode nadar e surfar.

 

Em termos gerais, viver em Lisboa coloca-o numa boa posição para tirar proveito de uma ampla gama de actividades culturais (festival da sardinha, festivais de música, concertos...) e está localizado perto de várias cidades classificadas como Património Mundial da UNESCO, que ficam a menos de 30 minutos de comboio.

 

Algumas desvantagens da vida em Lisboa

Mas, se viver em Lisboa oferece uma lista infinda de benefícios, também tem algumas desvantagens.

 

Se quer comprar uma casa ou apartamento, nunca o faça sem antes visitar a propriedade, o que lhe vai poupar algumas decepções. Saibam também que em edifícios antigos, geralmente não há aquecimento central. Pode acontecer que, durante os invernos mais severos (em que se fazem sentir 5 a 10 graus) os radiadores normais sejam insuficientes.

 

Também deve pesquisar sobre as diversas áreas da capital antes de investir. Na verdade, a cidade poderia ser, dependendo do seu gosto, ou demasiado animada, ou pouco movimentada, se se mudar para um bairro que não condiz consigo.

 

Em Portugal, pode desfrutar de um sistema de saúde de qualidade. Mas tenha cuidado, precisa ser paciente, se pretende passar pelo público (obter uma consulta rápida não é fácil), ou de obter um excelente seguro suplementar para ser tratado no regime privado.

 

Ao viver nesta cidade, também deverá ter cuidados em relação à circulação, que é bem menos organizada do que em França ou na Suíça. Além disso, se estiver pensar adquirir um carro no local, vai pagar de 6 a 15% extra. O combustível também é mais caro.

 

Finalmente, no verão, sente-se alguma falta de cafés e restaurantes. Vai testemunhar durante este período uma corrida à boa comida.