CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Poder de compra em Portugal: dados gerais

Poder de compra
By Inês ALMEIDA . 4 years
Categories :
Viver em Lisboa

 

Quer saber qual vai ser o seu poder de compra em Portugal? É uma boa pergunta, especialmente se se pretende instalar no país. Este é até foi certamente um dos critérios que o impulsionou a dar este salto de fé. Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns números que o vão ajudar a ver o contexto com mais clareza e, naturalmente, facilitar uma decisão final. Em primeiro lugar, vamos analisar esses dados no quadro geral, e depois detalhar e distinguir os seus diferentes fins.

 

Análise do custo de vida em Portugal

Para começar, vamos basear as nossas conclusões num estudo realizado pelo site do Eurostat. Este estudo baseia-se na recuperação de informações sobre preços observados num número de produtos e serviços em diferentes países da União Europeia.

 

De acordo com esta pesquisa, foi destacado que o poder de compra em Portugal é o mais interessante, mesmo que actualmente esteja a ser desafiado pelos países da Europa Oriental. Mas se considerarmos apenas a Europa Ocidental, Portugal é o país mais barato e, portanto, o mais atraente.

 

Caso se mude para Lisboa, Porto ou Sintra vai ter, além dos benefícios climáticos, culturais e turísticos, um interesse financeiro real. Para lhe dar alguns números, aqui estão os resultados exactos do estudo realizado que compara o poder de compra em Portugal em relação a outros cinco países da UE. O estudo destaca o fato de que a população perde:

  • 73% do seu poder de compra vivendo na Suíça

  • 39% se permanecer no Luxemburgo

  • 28% quando reside na Bélgica

  • 27% em viver na França,

  • 12% se se instalar na Espanha.

 

Resultados bastante evidentes, que falam por si…

 

Mais em pormenor

Vamos, a partir da análise estatística, ver um pouco mais a fundo os resultados desta investigação. Se se verificar que o poder de compra em Portugal é, em média, maior para os nacionais de outros países da União Europeia do que no seu país de origem, o que acontece se examinarmos as áreas de consumo em particular? 

 

Os hotéis, os restaurantes, a comida, os refrigerantes, as bebidas alcoólicas e os preços do tabaco registados em Portugal são os mais baixos do mercado, quando comparados com os de França, Itália, Espanha, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. Com esses dados, escusado será dizer que a qualidade de vida é amplamente sentida se você optar por residir em Portugal.

 

Na área de vestuário, em comparação com os países mencionados no parágrafo anterior , Portugal ficou em segundo lugar, o que pode ser extremamente interessante para si. Esta é a terceira posição que ocupa em todos os produtos electrónicos para o público em geral.

 

Onde o contexto não é tão favorável é no sector automóvel, especialmente no que diz respeito aos veículos pessoais, o preço de aquisição vai ficar acima do praticado noutros países devido às tarifas mais altas que se praticam em Portugal. Neste caso o seu poder de compra vai sofrer no país, a menos que leve o seu próprio veículo.

 

Finalmente, observamos que Portugal tem taxas que operam em uma base de 25% a menos de 15% mais caro (excepto para o automóvel) do que os outros países acima mencionados, de acordo com a média realizada na União Europeia.

 

Noutro artigo, também pode descobrir a economia portuguesa actual em termos de investimento imobiliário. Com todos estes conhecimentos disponíveis, a sua decisão deve ser muito mais fácil de tomar.