Lapa

Bairro da Lapa, o berço aristocrata de Lisboa

No bairro da Lapa, a zona nobre de Lisboa, encontra várias embaixadas e palacetes

 

Quem vai ao bairro da Lapa consegue sentir a imponência da Lisboa de antigamente, neste tradicional bairro, escolhido pela nobreza e classe alta para residir por excelência. A sua origem remonta ao ano de 1770, ano em que foi instituída a freguesia da Nossa Senhora da Lapa. Esta área ocupa uma extensão de 0,74 km² e é habitada por oito mil pessoas.

 

Actualmente, fruto da reorganização administrativa de 2012, a freguesia da Lapa foi extinta e passou a fazer parte da freguesia da Estrela, que também inclui Prazeres e Santos-o-Velho. Em Lisboa, a zona que vai da Lapa à Estrela é sinónimo de história e classe. Muitas das famílias nobres de Lisboa têm nesta zona as suas casas.

 

A Lapa é uma zona de habitação por excelência, mas não é por isso que deixa de ter um comércio ativo. É nesta nobre zona de Lisboa que se situam grande parte das embaixadas de países estrangeiros existentes em Portugal, tais como: Áustria, Bulgária, China, Finlândia, Luxemburgo, Países Baixos, Roménia, Suécia e Suíça.

 

É também no bairro da Lapa que se situa o Palácio de São Bento (Assembleia da República) e a residência oficial do Primeiro-Ministro de Portugal.