CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Lista de pratos típicos em Portugal

Pratos Típicos
Par Inês ALMEIDA Il y a 5 ans
Catégories :
Turismo Portugal

Para descobrir Portugal também deve ter em conta a gastronomia, por isso reunimos aqui uma lista dos pratos típicos portugueses. Desde a simples sanduíche para petiscar quando tiver um pouco de fome aos pratos saudáveis para comer em diferentes refeições ao longo do dia, não esquecendo, é claro, os prazeres açucarados, vamos levá-lo a partir numa viagem de sabores.

 

Os lanches e o pão

O passeio na cidade despertou-lhe o apetite? Porque não experimentar as famosas sandes portuguesas? Um guia de Portugal não seria completo se não falasse da típica bifana com o seu molho de mostarda e carne de porco grelhada ou o prego, que leva carne de vaca grelhada acompanhada por alho, ambos lanches típicos em Lisboa.

Para jantar ou para satisfazer a gula, também pode comprar a broa de milho, um excelente pão feito à base de milho. Além disso, no que toca ao pão, o país é pródigo em fazê-lo bem.

 

As sopas

Muito popular no país, tanto ao almoço como ao jantar, as sopas frias ou quentes são muito boas e também merecem ser provadas. Descubra por exemplo a canja, feita com frango, ou o aldo Verde, feito com batatas, couve e pedaços de chouriço galego.

 

O marisco

Neste guia sobre Portugal, descubra também o marisco. Muitas vezes oferecido em restaurantes locais, as cervejarias, são normalmente acompanhados por cerveja. Peça, por exemplo, ameijoas à bulhão pato, um prato que consiste em amêijoas com molho feito à base de azeite, alho, coentros e limão, ou carabineiros, cum espécie de camarões vermelhos grandes (deve esmagar a sua cabeça com força para saborear o seu).

 

Os peixes

Claro, numa lista dos pratos típicos de Portugal não se podia ignorar os peixes. Muitas vezes servidos grelhados, em especial o pargo, o robalo, a sardinha e o bacalhau. O bacalhau também fica excelente nas receitas de Bacalhau à Brás e de Bacalhau à Lagareiro. Ele também é usado para fazer bolinhos, pastéis, ou omeletes e pataniscas.

O polvo, as lulas e os chocos também fazem parte destes alimentos a não perder, que tanto podem ser servidos em saladas como cozinhados no forno.

 

As carnes

Os amantes de carne vão apreciar os pratos típicos do país. Especialmente se provarem:

  • Farinheiras e Alheiras: salsichas de carne de porco do norte de Portugal feitas à base de pão ou farinha, ou feitas com aves.

  • Açorda: uma papa feita de pão, alho, azeite e coentros. A versão com camarão é sublime.

  • Arroz de marisco, de lingueirão, de tamboril ou de pato. Um prato que os portugueses sabem cozinhar bem é, sem dúvida, o arroz.

  • Feijoada: um prato feito de carne de porco e feijão. É geralmente servido com arroz.

  • Cozido à portuguesa: feito com carne de vaca ou de porco, por vezes também de frango, com couve e enchidos.

  • Leitão assado: pequeno porco grelhado na brasa. Consumir com um vinho branco espumante.

E, finalmente, não perca a carne de porco à alentejana. Esta é uma saborosa mistura de carnes e marisco, como vemos muitas vezes em Portugal. Este prato pode ser descrito como um guisado de carne de porco com amêijoas.

 

As sobremesas

Para finalizar, como procura informações de Portugal sobre a sua gastronomia, depreendemos que queira saber das sobremesas. Estas são muitas vezes bastante doces e geralmente feitas à base de ovos. O bolo de pastelaria incontornável do país é, naturalmente, o pastel de nata. Apesar de ser possível encontrá-los em todo o país, o melhor ainda é de Belém, que tem justamente o seu nome, o Pastel de Belém.