CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Praça do Rossio

A Praça do Rossio é o coração de Lisboa

A Praça do Rossio é um ponto de encontro tradicional para os lisboetas e para os estrangeiros

 

A Praça de D. Pedro IV é mais conhecida pelo seu nome antigo, Praça do Rossio, e delimita a norte a área da Baixa Pombalina que é, há mais de 600 anos, o coração de Lisboa. Esta praça marca o centro da cidade, pois é um espaço que está sempre animado e que é conhecido pelo pavimento em calçada portuguesa.

 

Na Praça do Rossio tiveram lugar as mais diversas iniciativas, como touradas, festivais, paradas militares, comícios políticos e até autos-de-fé, no tempo da Inquisição. Esta praça renasceu dos escombros deixados pelo terramoto de 1755 que assolou Lisboa. Devido à sua carga histórica é um autêntico livro vivo.

 

No centro da praça ergue-se uma coluna de 28 metros de altura com a estátua de D. Pedro IV, o primeiro imperador do Brasil independente, construída em 1870. Na sua base estão quatro figuras femininas, que representam os valores da justiça, sabedoria, força e moderação, qualidades que eram atribuídas ao próprio D. Pedro.Praça do Rossio

 

Em 1889 foram acrescentadas duas fontes monumentais de estilo barroco à Praça do Rossio, uma de cada lado da coluna de D. Pedro IV. O pavimento da praça é uma calçada de padrão ondulante, que foi reproduzida em várias partes de Portugal, em praias do Rio de Janeiro e também em Macau.

 

Apesar das muitas alterações que se deram no estilo de vida dos lisboetas ao longo dos 600 anos de existência da Praça D. Pedro IV, muitas tradições ainda se mantêm, como parar no Café Nicola, de estilo Art Deco, que fica do lado ocidental da praça, ou na Pastelaria Suíça, que fica no lado oriental. Passados tantos anos, esta praça continua a ser um ponto de encontro tradicional não só para os lisboetas, como para todos os que visitam Lisboa.