CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

10 pratos que tem mesmo de provar nos restaurantes de Lisboa

Restaurantes de Lisboa
By Ana FETAL . 3 years

Perca-se pelo tenro prego do Gambrinus, pela frescura do ceviche em A Cevicheria e pela gulosa pizza de figos e presunto do Casanova, alguns dos melhores pratos dos restaurantes de Lisboa

 

Mais do que certos restaurantes, há pratos que nos ficam gravados na alma de tão deliciosos que são. Tal é sempre subjetivo, mas há aqueles que geram autênticas peregrinações a determinados espaços. Damos-lhe uma lista de 10, entre pratos, entradas e sobremesas, que o irão deixar deliciado e que ilustram a gastronomia de alta qualidade que Lisboa tem para oferecer.

 

 

1. Horta da galinha dos ovos de ouro no Belcanto

Se é apreciador de gastronomia, este é o restaurante indicado para si. O chef José Avillez foi congratulado com 2 estrelas Michelin por pratos como este. A Horta da galinha dos ovos de ouro consiste num ovo cozinhado a baixa temperatura, envolto em folha de ouro sob uma cama de pão crocante e cogumelos. É um dos pratos mais famosos da carta e ao primeiro olhar conquista imediatamente.

 

 

2. Pastel de Belém na Antiga Confeitaria de BelémPastéis de Belém

Normalmente as pessoas torcem o nariz aos pontos demasiado turísticos. Mas neste caso aconselhamo-lo com veemência a provar os clássicos pastéis de Belém. Porque de facto são uma instituição na cidade e não há nenhuns como eles. A sua receita continua a estar no segredo dos deuses até hoje. Se não passar por Belém, certifique-se que prova outros excelentes pastéis de nata, mas prove esta famosa iguaria portuguesa.

 

 

3. Ceviche puro no restaurante A Cevicheria

O restaurante do chef Kiko é um dos mais trendy do Príncipe Real, por isso é normal que tenha dificuldade para arranjar mesa. Sugerimos-lhe que vá bem cedo para garantir lugar. Peça o Ceviche puro, o prato mais tradicional da carta, que leva peixe branco da época, cebola e leite de tigre.

 

 

4. Prego de lombo no Gambrinus

É conhecido por ser o melhor prego de Lisboa, um petisco típico do país. Deve ser comido mal passado, para a carne ficar mesmo tenra. Para comer como um cliente habitual, peça ao balcão, juntamente com uma tulipa, um misto de imperial com cerveja preta.

 

 

5. Estendal do bairro no 100 Maneiras

Tem a forma de um dos estendais que se vê nos bairros típicos de Lisboa mas, em vez de ter roupa pendurada, tem uns deliciosos chips de bacalhau desidratado pendurados. Faz parte do menu de degustação do restaurante 100 Maneiras do chef Ljubomir Stanisic e, apesar de a carta estar constantemente a mudar, é um dos pratos que permanece, pois já é icónico.

 

 

6. Carabineiros na cervejaria Ramiro

O Ramiro é a marisqueira mais famosa de Lisboa e já conta com meio século de existência. Os mariscos são sempre frescos e são vendidos a um preço razoável. A escolha é muita, mas aconselhamo-lo a provar os deliciosos carabineiros da costa algarvia, uma espécie de camarões em tamanho grande.

 

 

7. Pizza de figos e presunto do Casanova

São consideradas por muitos como as melhores pizzas de Lisboa. Se experimentar este restaurante junto ao Tejo vai perceber porquê. A pizza de figos e presunto é muito apreciada, pois tem uma combinação de sabores e texturas única. Além dos figos, leva presunto e mozarela de búfala. Infelizmente não há durante todo o ano, mas só na época dos figos.

 

 

8. Meia desfeita de bacalhau na Taberna da Rua das Flores

Este é um tradicional prato português e é muito bem servido na Taberna da Rua das Flores. Leva bacalhau, grão, batatas, cebola, salsa e ovo cozido. A decoração deste restaurante remete-nos às antigas tasquinhas e os pratos do dia são apresentados numa lousa gigante. É o sítio ideal para provar petiscos portugueses reinventados.

 

 

9. Bife do lombo no Café de São Bento

Há quem diga que é o melhor bife do mundo. Classificações à parte, quase ninguém consegue ficar indiferente ao delicioso bife do lombo do Café de São Bento, umas das mais antigas casas de Lisboa, localizada junto à Assembleia da República. Este bife é feito com carne do lombo fresca e o molho é segredo da casa.

 

 

10. Leitão confitado do Henrique Sá Pessoa

Este é um prato que o chef português serve tanto no restaurante Alma, como no seu espaço no Mercado da Ribeira. O leitão confitado é cozinhado a baixa temperatura durante 24 horas e é servido com puré de batata doce, couve pak choi e jus de laranja. É o prato que o chef serve há mais anos e percebe-se porquê: é uma autêntica delicia.