CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Chiado

Chiado, o bairro mais elegante de Lisboa

Passeie no Chiado e conheça a Lisboa onde circulava Fernando Pessoa e Eça de Queiroz no século XX

 

O Chiado é um dos bairros mais emblemáticos e elegantes de Lisboa, localizando-se entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina. Este bairro está sempre na moda e é um ponto de encontro para os lisboetas. Foi com a criação, em 1856, do grémio literário, um clube de intelectuais da época, que o Chiado se tornou o centro do Romantismo Português. Não é por acaso que muitos dos edifícios deste bairro tenham sido construídos no século XVII.

 

É um bairro que nos faz regressar ao princípio do século XX, quando Fernando Pessoa e Eça de Queiroz frequentavam os cafés da zona. É lá que encontra cafés históricos como A Brasileira, os famosos Armazéns Chiado, a gelataria Santini, assim como muitas outras lojas de marcas internacionais, livrarias antigas e restaurante sofisticados.

Armazéns do Chiado Lisboa

Durante a década de 80, devido à inauguração do centro comercial Amoreiras, o Chiado ficou desertificado. Depois do incêndio de 1988, que destruiu o edifício Grandella assim como outros dezassete edifícios, o arquiteto Álvaro Siza Vieira foi responsável pela reabilitação e novo design dos edifícios. Atualmente, o Chiado é um importante centro de comércio da cidade assim como uma das zonas mais cosmopolitas e movimentadas.

 

É no Chiado que encontra vários teatros importantes, como o Teatro de São Carlos, o Teatro São Luiz e o Teatro da Trindade, assim como o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o concorrido Elevador de Santa Justa e o belo Convento do Carmo.