Destinos de férias

Conheça os melhores destinos de férias em Portugal

Praias de areais dourados, vales a perder de vista e cascatas a romper a montanha esperam-no nos melhores destinos de férias em Portugal

 

Está convencido que lhe basta ir a Lisboa para conhecer Portugal? Então continue connosco para saber por que motivos vale a pena conhecer o resto do país e quais são os melhores destinos de férias em Portugal.

 

Douro

O vale do Douro é um vale encantado, de verde, azul e vinhas a perder de vista. É tão belo que a sua Paisagem Natural foi classificada como Património Mundial pela UNESCO. Pode conhecer o Douro por estrada, de comboio ou num cruzeiro.

 

Deslumbre-se com as vistas nos miradouros, visite as vilas e aldeias até chegar a Miranda do Douro, onde o rio entra no país. Visite, Vila Nova de Gaia e faça uma prova de vinhos nas caves de vinho do Porto, no Peso da Régua passeie junto ao rio e conheça o Museu do Douro; em Lamego vá ao Santuário da Nossa Senhora dos Remédios e no Pinhão visite a estação de caminhos-de-ferro decorada com azulejos. Vá onde for, aproveite a fabulosa paisagem do Alto Douro Vinhateiro, assim como a sua rica gastronomia e, claro, os vinhos. Este é um dos destinos mais belos e românticos de Portugal.

 

Encosta do Douro, Portugal

 

Costa Vicentina

A Costa Vicentina corresponde à faixa de litoral que liga Odeceixe a Burgau e faz parte de um Parque Natural. Esta é uma paisagem diferente da que se encontra no Algarve, pois a natureza está bem preservada e tem um carácter selvagem. Na zona de Odeceixe, encontra praias pouco frequentadas como a Praia das Adegas, Vale dos Homens, Carriagem, Amoreira e Monte Clérigo.

 

Visite o castelo de Aljezur, do século X, que lhe vai proporcionar vistas ímpares para as casas tradicionais e os campos. Para os amantes de surf e bodyboard vale a pena conhecer as praias da Arrifana, Vale Figueiras, Bordeira e Praia do Amado. Vá até ao Cabo de São Vicente e ao Promontório de Sagres, o extremo sudoeste do continente europeu. Não saia desta zona sem conhecer a gastronomia regional, como a batata-doce e os mariscos, assim como o peixe acabado de pescar.

 

 

Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês situa-se no extremo noroeste do país e é a única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional. No Gerês vai encontrar belíssimas paisagens naturais, plenas de verde e vegetação exuberante.

 

Visite as tradicionais aldeias comunitárias de Pitões das Júnias e Tourém, mergulhe nas cascatas que se encontram ao longo de todo o parque natural, visite as belíssimas albufeiras das Barragens da Caniçada e de Vilarinho de Furnas e descanse nas termas de Caldas do Gerês. Além de desfrutar da paisagem e de conhecer um Portugal praticamente intocado, no Gerês pode praticar actividades ao ar livre como a canoagem.

 

Parque do Gerês, Portugal

 

Algarve

O Algarve é, desde há muitos anos, a região em Portugal que mais apela aos turistas. O seu clima, com muitas horas de sol ao longo do ano, e as praias fabulosas fazem com que este nunca deixe de ser um destino de eleição, tanto para locais como para estrangeiros. Para se apaixonar por esta região, conheça a zona da Ria Formosa com as suas praias de areais dourados e as ilhas desertas. Ou então conjugue praia com diversão noturna, em Portimão, Albufeira e Vilamoura. Zonas como Altura e Carvoeiro vão-lhe permitir desfrutar das suas férias com tranquilidade.

 

Em Lagos vai encontrar as mais belas praias algarvias. Para os mais novos, tem programas para toda a família, como os parques aquáticos (Slide & Splash, Aqualand e Aquashow) ou o famoso Zoomarine. Se isto não chegou para o convencer, saiba que no Algarve o pecado da gula é bem satisfeito. Desde os peixes e os mariscos frescos, aos doces de amêndoa e figo, até à aguardente de medronho, é difícil ficar indiferente às iguarias algarvias.

 

 

Photo credit: Chrismatos ♥90% OFF, sorry via Foter.com / CC BY