CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL
Palácio dos Marqueses de Fronteira

O Palácio dos Marqueses de Fronteira é um reduto da nobreza no centro da capital

Belos azulejos, salões nobres e jardins de perder o fôlego esperam-no neste palácio localizado no centro de Lisboa

 

O Palácio dos Marqueses de Fronteira é considerado um dos melhores exemplares de arquitetura palaciana do século XVII. Foi mandado construir à beira do Parque Florestal de Monsanto, no Largo de São Domingos de Benfica, por D. João de Mascarenhas, o primeiro Marquês de Fronteira, corria o ano de 1640. Este palácio de estilo “rocaille” é constituído por um corpo principal do século XVII ao qual foi acrescentada uma ala no século XVIII.

 

Apesar de este monumento nacional ser atualmente residência do 13.º Marquês de Fronteira, pode visitar algumas das suas salas, a biblioteca e o jardim. Este é famoso pelos seus belos azulejos e pelos seus grandiosos jardins que totalizam 5,5 hectares, com destaque para o Jardim de Vénus e o Jardim Formal do século XVII. É um autêntico oásis no meio da cidade.

 

O interior é igualmente rico, com destaque para a Sala das Batalhas, que possui painéis e azulejos com cenas da Guerra da Restauração, contendo três janelas com vista para o Jardim de Vénus e a Sala de Jantar, decorada com frescos de retratos dos nobres de Portugal. Na capela, datada de finais do século XVI encontra um presépio cuja autoria se atribui a Machado de Castro.

 

Este palácio pode ser parcialmente visitado, excluindo-se o espaço onde reside o atual 13.º Marquês de Fronteira e a família. As visitas são sempre guiadas por funcionários da Função das Casas de Fronteira e de Alorna, que contam a história do local. Há duas visitas guiadas por dia (excluindo os domingos) de Outubro a Maio e quatro no resto do ano, sempre de manhã. Da parte da tarde, também pode visitar os jardins sem guia. Este palácio recebe cerca de 15 mil visitantes por ano, especialmente estrangeiros.

 

Palácio Marqueses de Fronteira, Lisboa, Portugal

 

 

 

 

 

Endereço: Largo de São Domingos de Benfica, 1, 1500-554 Lisboa

Telefone: +351 21 778 2023

Horário: 11h00 às 13h00 (encerra aos domingos)