CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Turistas passam a gastar três vezes mais em Portugal

Turistas Portugal
Par Joana CIDADES Il y a 4 ans
Catégories :
Turismo Portugal

O turismo tem um impacto positivo na economia portuguesa de 4,3% do PIB

 

Entre 1996 e 2015, as exportações portuguesas de viagens e turismo praticamente triplicaram. Ou seja, o valor que os turistas estrangeiros gastam para viajar para Portugal, para ficar nos hotéis ou para fazer refeições nos restaurantes aumentou exponencialmente nos últimos 20 anos, especialmente desde 2009, com um aumento de 64% desde essa data.

 

 

Em 1996, o valor deste tipo de serviços rondava os 3,7 mil milhões de euros, tendo aumentado desde então para 11,4 mil milhões. Este crescimento foi mais ou menos estável, mas a maior subida verificou-se nos últimos seis anos. Simultaneamente, as importações de serviços relacionados com turismo e viagens também aumentaram, mas a um ritmo menor. Passaram de 1,8 mil milhões de euros em 1996 para 3,6 mil milhões em 2015.

 

Gráfico - Valor gasto por turistas em Portugal

 

Em 2015, 6 em cada 10 hóspedes de hotéis em Portugal eram estrangeiros, ou seja 58%. Este valor tem vindo a crescer substancialmente. As exportações de serviços têm um peso de 28% nas vendas totais ao exterior, destacando-se a receita turística. A balança de viagens e turismo tem um impacto positivo na economia portuguesa de 4,3% do PIB, o que representa mais do dobro do valor de 1996.

 

Gráfico - Impacto do Turismo no PIB

 

Em 2015, as empresas de restauração e hotelaria geraram 8,4 mil milhões de euros, o que representa 5,4% do valor acrescentado bruto (VAB), ou seja, mais de um em cada 20 euros de riqueza provém dessas duas atividades. Dos países que mais visitam Portugal, em primeiro lugar está o Reino Unido, registando-se mais de oito milhões de dormidas britânicas em 2015. Em segundo lugar surge a Alemanha, com 4,6 milhões de dormidas, seguida de Espanha e França.

 

 

Fonte: Jornal de Negócios