CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Basílica dos Mártires

Basílica dos Mártires, a grandiosa igreja barroca do Chiado

No interior da igreja encontra-se um dos melhores órgãos do país

 

A Basílica de Nossa Senhora dos Mártires é uma igreja que se localiza na Rua Garret, no Chiado, construída após a reconquista de Lisboa aos Mouros e dedicada a todos os soldados que morreram em combate em defesa da fé cristã. A Basílica dos Mártires é de estilo barroco tardio e neoclássico, sendo um exemplo da qualidade da arquitetura religiosa no contexto do reordenamento pombalino da baixa de Lisboa.

 

 

Esta igreja foi construída no local onde já existia uma outra em que, segundo a tradição, terá sido mandada erguer por D. Afonso Henriques, e nela terá sido também realizado o primeiro batismo na cidade depois da reconquista em 1147. A ermida era já uma grandiosa igreja barroca em 1755, ano em que foi totalmente destruída durante o terramoto que se abateu sobre a cidade.

 

 

A basílica foi projetada por Reinaldo Manuel dos Santos, tendo sido concluída em 1786, apresentando um profuso estilo barroco tão característico da marca Pombalina de Lisboa, muito semelhante às igrejas do Loreto e da Encarnação, situadas nas redondezas. Foi classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1974.

 

 

No interior da igreja encontra-se um teto de abóbada em arco com alegorias dedicadas ao rei D. Afonso Henriques e à tomada de Lisboa, da autoria de Pedro Alexandrino, assim como um altar-mor em mármore. Outro dos grandes destaques deste templo cristão é o órgão, considerado um dos melhores do país, recentemente alvo de grandes obras de restauro.

 

Basílica Nossa Senhora dos Mártires, Lisboa

 

 

 

 

Endereço: R. Serpa Pinto 10D, 1200-445 Lisboa

Telefone: +351 21 346 2465