CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Jardim Torel

Jardim do Torel, um recanto que conjuga praia e miradouro

O Jardim do Torel é transformado em praia urbana no mês de Agosto

 

O Jardim do Torel situa-se no alto de uma das sete colinas de Lisboa, junto ao Campo dos Mártires da Pátria, na encosta virada para a Avenida da Liberdade. O nome deste jardim teve origem na família holandesa Thorel, que lá construiu um palácio em 1750. Este palácio acabou por ser destruído num incêndio em 1875, mas essa referência acabou por identificar a zona e dar o nome ao jardim.

 

Em 1886, Manuel de Castro Guimarães mandou edificar um palacete com um jardim na encosta, sendo José Luís Monteiro o autor deste projeto. Nos anos 20 do século XX, o Estado português adquiriu este palacete e nele instalou a sede da Polícia Judiciária, daí o surgimento da expressão lisboeta “ser levado ao Torel”, que se tornou sinónimo de um acontecimento desagradável.

 

A entrada para o Jardim do Torel pode ser feita pela Rua Júlio de Andrade, perto do elevador do Lavra, ou pela Rua do Telhal. O jardim possui equipamentos vários, como um parque infantil e um restaurante. Conta ainda com vários pequenos lagos e uma estátua de Viana da Mota, estando rodeado de numerosos palacetes dos séculos XVIII e XIX.

 

Praia Urbana do Torel

 

Do miradouro do Jardim do Torel pode admirar uma vista desafogada sobre o Tejo, o arco triunfal da Rua Augusta, o elevador de Santa Justa e a Avenida da Liberdade. Na colina oposta destaca-se o miradouro de São Pedro de Alcântara. Este miradouro tem a vantagem de possuir várias zonas com sombra e é um dos menos concorridos da capital.

 

No ano 2000, o Jardim do Torel foi alvo de uma intervenção de restauro. Esta obra incluiu a instalação de um novo sistema de instalação pública, composto por iluminação de presença e decorativa, possibilitando que este ponto seja visto noutros locais da cidade durante a noite.

 

Desde 2014 que o Jardim do Torel se transforma em praia urbana durante o mês de Agosto. Esta praia replica o ambiente de um verdadeiro areal e funciona das 10h00 Às 20h00. O lago tem uma profundidade entre 90 e 150 centímetros e tem capacidade para 50 pessoas. Além de poder ir a banhos, nesta praia urbana tem outras atividades, como uma biblioteca, uma parede de escalada, aulas de ginástica e sessões de cinema.