CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Igreja Loreto

Igreja do Loreto, também conhecida por igreja dos italianos

A Igreja do Loreto já soma 500 anos ao serviço da comunidade

 

A Igreja do Loreto situa-se junto ao Largo do Chiado, fazendo esquina com a Rua da Misericórdia, em Lisboa. Esta também é conhecida por igreja dos italianos e foi construída em 1518, a pedido da comunidade italiana residente em Portugal. Esta igreja sofreu muitos estragos após um incêndio em 1651 mas ficou especialmente danificada com o terramoto de 1755.

 

A reconstrução da Igreja do Loreto, após o terramoto, deu-se em 1785, segundo o projeto de Joaquim António dos Reis Zuzarte. Trata-se de uma igreja de nave única, revestida com mármores de Itália e decorada com estátuas de pedra dos Evangelistas e dos Apóstolos.

 

A capela-mor, de abóbora de berço e retábulo de mármore polícromo, acolhe a imagem da padroeira, que se encontra rodeada por doze capelas laterais com pinturas em trompe l’oleil e decoração barroca. Destaca-se a imagem da Nª Sra. Do Loreto, com o Menino, e as esculturas de Barromini, um dos principais arquitetos do barroco italiano, presentes na fachada. Esta igreja possui também um órgão de tubos datado do século XVIII.

 

Igreja do Loreto

 

A Igreja do Loreto integra a “Lisboa Pombalina”, estando classificada como Conjunto de Interesse Público. Esta foi elevada por D. João V para acolher os muitos italianos de Lisboa. Depende diretamente da Santa Sé e é sufragânea da arquibasílica de São João de Latrão. Aquando da edificação da Cerca de D. Fernando, foi construída junto à igreja a torre norte da Porta de Santa Catarina.

 

Esta é das igrejas em Lisboa que mais fiéis recebe para o sacramento da Penitência, uma tradição que se mantém nos últimos 500 anos. A igreja dos italianos situa-se numa localização estratégica, onde passa muita gente a toda a hora. Confiada aos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) desde 1951, esta conta atualmente com quatro sacerdotes, três italianos e um português.

 

Nestes quase 500 anos de presença em Lisboa, a Igreja do Loreto tem desempenhado um papel evangelizador no coração da cidade. É um dos locais em Lisboa onde os fiéis mais recorrem à reconciliação, sendo os períodos mais fortes entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 16h00 e as 20h00. Além da confissão, a Igreja do Loreto também se destaca pela Eucaristia. Diariamente, esta igreja tem quatro Eucaristias, às 9h00, 12h00, 17h15 e 19h30.

 

Endereço: Largo Chiado 16, 1200-094 Lisboa

Telefone: (+351) 21 342 3655