CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL
Indie Lisboa

Indie Lisboa leva o cinema alternativo à capital

A 14.ª edição do Indie Lisboa decorre de 3 a 14 de Maio

 

O Indie Lisboa, Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa, é um festival de cinema internacional e generalista que decorre anualmente em Lisboa. A sua primeira edição aconteceu em 2004, sendo recebido de braços abertos pela cidade e pelo público. Todos os anos, durante 11 dias, o IndieLisboa disponibiliza ao público português a oportunidade de ver filmes portugueses e estrangeiros de todos os géneros que dificilmente serão vistos de outra forma, pois não fazem parte dos circuitos comerciais.

 

No Indie Lisboa há espaço para todos os géneros cinematográficos, desde ficções, documentários, animações, filmes experimentais, longas e curtas-metragens. Além da vasta oferta de programação cinematográfica, este festival é também um espaço que envolve os convidados, desde realizadores a jornalistas, e espetadores, proporcionando possibilidades de enriquecimento profissional e pessoal nas várias atividades que decorrem em paralelo: debates, seminários, conversas, encontros, convívios, festas e concertos.

 

"Hollywood is running out of ideas" - cartaz do Indie Lisboa 2013

 

O objetivo do festival Indie Lisboa é incentivar a criação de autor, potenciar a circulação das obras e dos autores em território nacional e internacional e promover o cinema português no mundo, aproximando o universo do cinema contemporâneo do grande público. Este é o maior festival português de cinema, não só em número de espetadores, como também de ecrãs utilizados, sessões realizadas e números de filmes apresentados.

 

A 14.ª edição do Indie Lisboa vai decorrer de 3 a 14 de Maio de 2017, em Lisboa, na Culturgest, Cinemateca, São Jorge, Ideal e no renovado Capitólio. O festival conta este ano com mais orçamento para programação, fazendo do cinema português “ponto de honra”. Em números, a 14.ª edição do indie Lisboa vai contar com 296 filmes, dos quais 45 são portugueses, e um orçamento de 1.061.500 euros. Da extensa programação destaca-se a maior seleção de sempre de filmes portuguesas para as secções competitivas: 6 longas-metragens e 18 curtas-metragens.

 

Entre as longas-metragens estão presentes filmes de Jorge Cramez, Rosa Coutinho Cabral, André Valentim Almeida, Miguel Clara Vasconcelos, Pedro Maia e Susana de Sousa Dias. Nas curtas-metragens encontram-se filmes de André Gil Mata, Diogo Costa Amarante, Salomé Lamas, Leonor Noivo e Joana Pimenta, alguns dos quais já foram exibidos noutros festivais.