CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

O Lisbonne Idée foi conhecer a Lisboa antiga de tuk-tuk

Tuk-Tuk
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Atividades Lisboa

Conheça a nova tour de tuk-tuk da Tuk Away e da Lisboa Antiga

 

Por vezes os locais têm relutância em usufruir de experiências que acreditam ser para turistas. Se há algo que já faz parte do centro histórico de Lisboa, são os pequenos e castiços tuk-tuks, o veículo ideal para percorrer as sinuosas ruas do centro histórico da cidade, ao mesmo tempo que se usufrui da temperatura local, da aragem e dos cheiros de Lisboa.

 

A Tuk Away Lisbon é uma das empresas de Lisboa que possibilita conhecer a cidade a bordo dos caraterísticos tuk-tuk. No entanto, estes veículos não se limitam a ser meros meios de transporte, mas sim o passaporte de entrada para a Lisboa à nossa escolha. Podemos optar por conhecer a Lisboa Antiga, que passa pelo mais bairros mais típicos da cidade e respectivos pontos históricos e turísticos, ou por outra tour da nossa preferência.

 

tours para todos os gostos na Tuk Away Lisbon, tal como a Lisboa Árabe, a Lisboa Romana, a Lisboa Romântica, a Lisboa Religiosa e a Lisboa Capital dos Descobrimentos. Também existe a possibilidade de se fazer uma tour livre, em que os passageiros decidem os locais de passagem e o ritmo da viagem. Os preços diferem de acordo com a tour, a duração do trajeto e o número de passageiros, podendo ir dos €45 aos €120.

 

 

Tuk-tuk

João Caçador e Cristiana Silva da Lisboa Antiga, Inês Almeida (Lisbonne Idée) e Valdemar Fernandes da Tuk Away

 

 

Então e qual é o grande apelo dos tuk-tuk, a diferença que estes têm de outro tipo de visitas guiadas ou de autocarros turísticos? Para começar, são muito menos impessoais. É diferente ter um guia para um grupo de trinta pessoas ou à nossa inteira disposição. E depois é toda a magia de andar num tuk-tuk. Apesar de ser um veículo móvel, tem uma proximidade ao meio ambiente que só se consegue andando a pé, o que é difícil fazer nas várias colinas da capital.

 

À medida que se vão percorrendo os vários bairros e pontos turísticos da cidade, o guia da Tuk Away Lisbon, Valdemar Fernandes, vai explicando o contexto histórico dos monumentos, os pontos da cidade que se conseguem avistar dos miradouros e as lendas que constroem a identidade de Lisboa, como a lenda de Martim Moniz ou o porquê de São Vicente ser o santo padroeiro da cidade.

 

 

Panteão Nacional

Panteão Nacional, um dos locais de passagem da tour Lisboa Antiga

 

 

Uma das grandes mais-valias da Tuk Away Lisbon é a capacidade de se reinventar, oferecendo um produto diferente aos seus clientes. Foi assim que se aliou à Lisboa Antiga, uma empresa especializada em visitadas guiadas cujo mote é o fado. Os mentores do projeto são Cristiana Silva, especializada em Turismo, e João Caçador, músico profissional.

 

“Levarmos os clientes a visitar e a experienciar o fado é como levar um amigo nosso”, explica Cristiana Silva. “Gostamos de dar essa experiência de proximidade”. Anteriormente tinham apenas tours a pé e agora têm uma parceria com a Tuk Away Lisbon, que dá a possibilidade de conhecer a cidade de tul-tuk num passeio de duas horas, relacionando os pontos mais emblemáticos com o fado, e terminando na Tasca do Chico, uma das casas de fado mais autênticas da cidade.

 

A experiência continua na Tasca do Chico, onde se permanece durante cerca de três horas, a usufruir do fado vadio e das várias tapas que vão chegando à mesa. O típico caldo verde, o chouriço, o queijo e o pão são pratos que não podem faltar. A Tuk Away Lisbon e a Lisboa Antiga aliaram-se, desta forma, para criar uma experiência completa. Em poucas horas pode conhecer a história, o fado, a gastronomia e as paisagens de Lisboa.

 

 

Tasca do Chico

Tasca do Chico

 

 

“Queremos aproximar as pessoas ao fado, apresentar os músicos, dar a conhecer a história do fado in loco, sempre com a nossa Lisboa como pano de fundo”, explica Cristina Silva. Esta paixão pela cidade de Lisboa é partilhada por Fernanda Maria, uma das mentoras do projeto Tuk Away Lisbon. “Quando criámos este projeto quisemos ser diferenciadores, indo buscar todas as camadas históricas de Lisboa, desde a época romana à ocupação árabe”, explica.

 

“Temos muitos vestígios históricos que passam despercebidos a muita gente, por isso fizemos um levantamento histórico de Lisboa e das suas lendas e transpusemos esse conhecimento para as nossas tours”, conta Fernanda Maria. “Queremos efectivamente que quem ande nos nossos tuk-tuks saia a gostar da nossa cidade, isto quem é estrangeiro, e que quem é nacional que venha e que se apaixone por aquilo que é nosso”.

 

O orgulho de Fernanda Maria pelo projeto que partilha com o irmão há dois anos é evidente. “As pessoas saem do tuk-tuk maravilhadas, mesmo quem é de Lisboa, e essa é a filosofia da Tuk Away”, explica. “Quero que quem nos visite leve um bocadinho de Lisboa nos seus corações. Lisboa tem gente, tem vida, tem fado, tem musicalidade, tem luz, tem uma magia própria a cada estação e devemos aproveitar isso, seja a favor do turismo nacional, como internacional.”

 

 

Tuk Away Lisbon

 

Endereço:Travessa do Desterro, Lisboa

Horário: 09h00 às 23h00 (todos os dias)

Website: tuk-away.com/

Facebook: facebook.com/tukawaylisbon/

Telefone: +351 963 916 962

 

 

Lisboa Antiga

 

Endereço: Rua Visconde de Santarém, 75B 1000-286 Lisboa

Website: https://www.lisboaantiga.net/

Facebook: facebook.com/lisboaantigafado/

Telefone: (+351) 936 077 966