CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Convento da Encarnação

Convento da Encarnação, um tesouro escondido em Lisboa

O Convento da Encarnação pode ser visitado na primeira sexta-feira de cada mês

 

O Convento da Encarnação é um antigo convento localizado no Largo do Convento da Encarnação, na Pena, em Lisboa. Apesar de este ser um dos monumentos mais magníficos de Lisboa, encontra-se quase sempre fechado ao público, sendo que a igreja apenas nas manhãs nas primeiras sextas-feiras de cada mês. Este edifício de linguagem barroca está classificado como Imóvel de Interesse Público.

 

Aquando da sua construção, em 1630, no reinado de Filipe II de Portugal, os terrenos do local pertenciam a D. Aleixo de Meneses. As Comendadeiras da Ordem Militar de São Bento de Avis utilizavam esse convento como refúgio. Após alguns anos, em 1643, na igreja do convento passou a funcionar a Irmandade das Escravas do Santíssimo Sacramento.

 

Em 1734, o Convento da Encarnação sofreu um incêndio. Mais tarde, o terramoto de 1755 destruiu parte do edifício e as freiras foram realojadas para o convento de Santo Antão. O primitivo conjunto filipino sofreu, desta forma, grandes alterações. A recuperação do edifício terminou no ano de 1758 e as freiras regressaram ao Convento da Encarnação.

 

Depois de 1834 foram feitas muitas readaptações funcionais dos espaços conventuais, devido à extinção das ordens religiosas. A antiga igreja, cujo portal principal ostenta ainda as pedras de armas da Infanta D. Maria, é a parte conventual onde as reformas dos reinados de D. João V e de D. José foram mais notórias.

 

No interior merecem destaque os azulejos azuis e brancos característicos do Ciclo dos Grandes Mestres lisboetas que datam da primeira metade do século XVIII e representam cenas da vida monástica, o retábulo-mor ornamentando em prata, onde interveio João Frederico Ludwig, a talha dourada da capela-mor, e as pinturas existentes no Convento da Encarnação, atribuídas a Bento Coelho da Silveira e a André Gonçalves e seus discípulos.

 

 

Convento da Encarnação

 

 

Endereço: R. Convento da Encarnação 43, 1150-043 Lisboa

Telefone: +351 964 079 890