CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Convento dos Cardaes

O Convento dos Cardaes é uma original pérola do Barroco

Conheça o Convento dos Cardaes localizado no Príncipe Real

 

O Convento dos Cardaes é um tesouro lisboeta que remonta ao século XVII, quando foi erigido no Príncipe Real. É considerado dos conventos barrocos mais originais da época, pois mistura talha dourada, com pintura, azulejos e mármore. Sobreviveu ao terramoto de 1755, sendo uma das poucas estruturas pré-pombalinas que hoje ainda se mantêm de pé.

 

Este convento começou a ser construído em 1677, tendo ficado concluído no ano de 1703, com uma decoração de influência joanina e rococó no seu interior, em contraste com o exterior sóbrio. O Convento dos Cardaes guarda um significativo acervo de artes sacras e decorativas, conservado ao longo dos séculos por irmãs dedicadas à devoção.

 

Além do terramoto de 1755, este convento ainda ultrapassou outros fenómenos, como a Revolução Republicana, em 1910, quando as freiras foram presas e levadas para o arsenal da marinha. Foram as cegas que viviam no convento, assim como os vizinhos, que fizeram com que as freiras voltassem. É destas histórias que se faz este singular espaço religioso, que sempre acolheu pessoas portadoras de deficiências graves.

 

É de realçar os azulejos portugueses e holandeses de Jan van Oort que decoram as paredes da igreja, assim como a talha dourada que emoldura oito telas de vários artistas da época. A união do azulejo à talha dourada é caraterística do barro português, sendo o Convento dos Cardaes um dos melhores exemplos deste estilo em Lisboa.

 

Apesar do convento ter sido construído em estilo barroco, que nasceu em Itália, no Convento dos Cardaes apresenta um aspeto diferente, mais sóbrio e austero por fora, mas profusamente decorado por dentro. O edifício ainda hoje é habitado pelas Irmãs Domicanas, daí abrir portas apenas da parte da tarde. Durante a época natalícia realiza-se um chá e um brunch no pequeno claustro.

 

 

Convento das Cardaes

Convento das Cardaes

 

 

Endereço: Rua do Século, 123. Lisboa

Horário: das 14h30 às 17h30 (segunda-feira a sábado)

Telefone: + 351 21 342 75 25 

Preços: €5 (€4 para estudantes e +65 anos)