CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Igreja da Boa-Hora

Conheça a bela Igreja da Boa-Hora de estilo barroco

A Igreja da Boa-Hora situa-se na freguesia da Ajuda

 

A Igreja da Boa-Hora foi construída em substituição de um convento que ficou destruído na sequência do terramoto de 1755. Esta situa-se na freguesia da Ajuda, ficando situada no Largo da Boa-Hora e foi fundada em 1758 e entregue à Ordem dos Agostinhos Descalços. Este é um edifício barroco, com uma fachada principal harmoniosa e construída para deter grande impacto urbanístico.

 

As obras fundamentais da Igreja da Boa-Hora decorreram na segunda metade do século XVIII, de acordo com o plano do arquiteto Eugénio dos Santos. Em 1834, depois da extinção das obras religiosas, o antigo convento foi adaptado a quartel antes de passar a tribunal e a igreja a paroquial da freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, tendo sido praticamente reconstruída na totalidade na década de 70 do século XIX.

 

Na parte conventual funciona ainda hoje o Hospital Militar de Belém. Este complexo conventual apresenta planta quadrada, definida pela articulação de três alas rectangulares com o corpo da igreja em torno do claustro, a fechar o quadrado. A igreja, de planta rectangular, apresenta nave única para a qual abrem capelas laterais e a capela-mor.

 

A sua fachada principal foi estruturada em dois níveis, surgindo verticalmente dividida por pilastras lisas em cinco panos murários, com torre sineira adossada e encimada por cruz. A zona central, ao nível do piso térreo, é rasgada por três arcos de volta inteira que permitem o acesso à galilé, enquanto o segundo piso surge rasgado por três janelões rectangulares. O coroamento é feito por um painel quadrangular exibindo emblema mariano, ladeado por aletas e rematado por frontão triangular.

 

No interior da Igreja da Boa-Hora destacam-se os painéis de azulejos historiados com cenas da vida de Santo Agostinho, telas pintadas de temática religiosa atribuídas a Bento Coelho de Oliveira e a Botovi e, ainda, várias imagens. Também merece destaque o órgão do século XVIII. Tanto a igreja como o antigo convento encontram-se classificados como Monumentos de Interesse Público.

 

 

Igreja da Boa-Hora

 

Endereço: Largo Boa Hora à Ajuda, 1300 Lisboa

Telefone: +351 21 363 0039