CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Igreja da Graça

A Igreja da Graça é considerada uma das mais belas de Lisboa

Junto à Igreja da Graça encontra-se um miradouro com vista para o Tejo

 

A Igreja da Graça e o convento foram fundados no século XIII, mais precisamente em 1291, para frades eremitas calçados de Sto. Agostinho, no Largo da Graça, em Lisboa. Estes foram reedificados no século XVI e restaurados após o terramoto de 1755 em estilo barroco, embora se tenha preservado o núcleo manuelino, constituído pelo baptistétio e pela capela, assim como o claustro maneirista.

 

Esta igreja que se encontra virada para um miradouro com vista para a cidade e o Tejo, pertencia à Ordem dos Agostinianos Eremitas, mas era conhecida por Ordem dos Gracianos. Inicialmente, o convento foi fundado no Monte de São Gens, no local onde D. Afonso Henriques acampou com as suas tropas durante o cerco a Lisboa que se deu em 1147.

 

A frontaria do conjunto apresenta dupla fachada, em ângulo, composto pela igreja e pela antiga portaria conventual, sobre a qual se eleva a torre sineira. Após a extinção das ordens religiosas, o convento foi transformado em quartel de diversas unidades do exército. A igreja, de planta cruciforme, apresenta nave única de 5 tramos com capelas, transepto alongado e capela-mor muito profunda.

 

No interior da Igreja da Graça destacam-se os aulejos dos séculos XVI, XVII e XVIII; o trabalho em talha dourada dos altares em estilo rococó e as esculturas setecentistas das capelas intermédias, a decoração barroca da sacristia, com o teto alegórico, o grande painel das Relíquias e o túmulo de D. Mendo de Fóios Pereira. Tanto a Igreja da Graça como o antigo convento estão classificados como Monumento Nacional.

 

Atualmente, o convento encontra-se ocupado pela GNR. Este nunca abriu ao público, mas vai ser possível visitá-lo no futuro. A igreja, por se situar num dos mais bonitos miradouros de Lisboa, é uma das mais conhecidas. Junto à igreja fica um pequeno jardim de onde pode admirar o castelo, o Jardim Augusto Gil, com uma pequena fonte, uma estátua de bronze e uma escadaria em calçada portuguesa.

 

 

Igreja da Graça

 

 

Endereço:

Horário:

3ºf - 6ªf: 09h00 - 18h00
Sábado: 09h30 - 12h30 / 14h30 - 18h00
Domingo e Dias Santos: 09h30 - 12h30 / 17h00 - 20h00

Telefone: +351 218 873 943