CONTACTO PORTUGAL COMPORTA ALGARVE INVESTIR VIVER
Igreja da Conceição Velha

Igreja da Conceição Velha, um incrível monumento manuelino

A Igreja da Conceição Velha situa-se ao pé da Praça do Comércio

 

A Igreja da Conceição Velha situa-se no centro de Lisboa, na Rua da Alfândega, a nascente da Praça do Comércio. Esta resultou da reconstrução após o terramoto de 1755 da antiga Igreja da Nossa Senhora da Misericórdia de Lisboa, sede da primeira Misericórdia do país. A sua fachada é, juntamente com o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, uma das melhores estruturas do manuelino sobrevivente ao grande terramoto e está classificada como monumento nacional desde 1910.

 

A primeira igreja que existia no local e que antecedeu a Igreja da Conceição Velha, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, era o segundo maior templo da Lisboa manuelina a seguir ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Foi mandada edificar por D. Manuel I e concluída no reinado de D. João III, em 1534, com traça do arquiteto João de Castilho.

 

Os elementos da Igreja da Misericórdia reutilizados na fachada, de estilo manuelino, combinam motivos decorativos tardo-góticos e renascentistas. O portal tem um notável tímpano esculpido com uma imagem de Nossa Senhora da Misericórdia; o seu manto, segurado por dois anjos, cobre o rei D. Manuel I, a rainha D. Leonor e Leonor de Viseu, assim como outras personalidades religiosas. O portal e as janelas da fachada são decorados com um conjunto muito variado de temas renascentistas.

 

O seu interior pombalino possui apenas uma nave, constituída pela antiga capela lateral do Espírito Santo mandada edificar em 1594 por Dona Simoa Godinho, benfeitora da Misericórdia de Lisboa. A Igreja da Conceição Velha pertenceu à Misericórdia de Lisboa até 1768, data em que esta instituição foi transferida para a Igreja Jesuíta de São Roque.

 

É de destacar o quadro com a dedicatória a Nossa Senhora do Restelo que se encontra na capela-mor, oferta do Infante D. Henrique aos freires. O interior da igreja foi reconstruído no século XVIII e está decorado com azulejos e estuque trabalhado. A autoria é de Francisco António Ferreira Cangalhas e Honorato José Correia. Este exemplar de arquitetura renascentista e manuelino constitui, sem dúvida, um importante legado para a História da Arte Portuguesa.

 

 

Igreja da Conceição Velha

 

 

Endereço: Rua da Alfândega 108, 1100-016 Lisboa

Telefone: (+351) 21 887 0202