CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Ilha deserta, um tesouro para descobrir em terras algarvias

Ilha Deserta
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Algarve

A ilha deserta faz parte do Parque Natural da Ria Formosa

 

Se procura ilhas paradisíacas com pouca ou nenhuma intervenção do homem e está a pensar visitar o Algarve, então tem de passar pela ilha da Barreta, mais conhecida por ilha Deserta. Este é o ponto mais meridional de Portugal continental. O acesso a esta ilha faz-se por mar, a partir do Cais da porta Nova (Portas do Mar), sendo que na travessia pode observar na maré pequenos labirintos de areia, canais e bancos de sapal. Vale a pena prestar atenção às diversas aves que por aqui se alimentam.

 

Esta ilha encontra-se perto da civilização, no entanto encontra-se preservada e imaculada. Possui um areal inteiro com poucos banhistas, num número bem menor que em qualquer outro ponto do Algarve. A ilha Deserta tem apenas um habitante, dono do Estaminé, considerado um dos melhores restaurantes da costa algarvia. Este encontra-se numa construção de madeira, situada sobre as dunas, assemelhando-se ao casco de um barco. A sua ementa conta com amêijoas, gambas, peixe apanhado no dia e bons vinhos para acompanhar.

 

A Praia da Barreta estende-se por um total de onze quilómetros de areal, em que o sossego e a paz imperam. A areia é plena de vida, contendo várias espécies de moluscos, amêijoas, búzios e muitas outras conchas. O cordão de dunas mantém preservada a sua vegetação original e a flora encontra o seu máximo esplendor escondendo, na encosta, as espécies mais frágeis. Na ilha Deserta habitam Borrelhos, Garajaus, Andorinhas do Mar, Gaivinas e Chiretas.

 

 

Ilha Deserta

 

 

O que é a Ria Formosa?

 

O Parque Natural da Ria Formosa é uma das maiores riquezas naturais Algarve, tanto pela variedade dos seus habitats como pela sua singular localização. Recentemente eleita como uma 7 das Maravilhas Naturais de Portugal, é umas das três áreas protegidas que deve visitar nas suas férias no Algarve. Trata-se de um sistema lagunar único e em permanente mudança, devido ao contínuo movimento de ventos, correntes e marés.



Classificada como Parque Natural desde 1987, tem uma área de cerca de 18 mil hectares, e encontra-se protegida do mar por cinco ilhas-barreira e duas penínsulas: a península do Ancão, a Ilha da Barreta ou Deserta, como é mais conhecida, a Ilha da Culatra  (onde se de Sta Maria encontra o Farol), a Ilha da Armona, a Ilha de Tavira, a Ilha de Cabanas e, finalmente, a Península de Cacela. Toda esta área estende-se ao longo de 60 km da costa sotavento do Algarve pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António desde a península do Ancão até à praia da Manta Rota.

 

 

Transportes


Barco - todos os dias, todo o ano
Duração: 35min. 
Partidas Regressos
10h00, 11h30, 13h15, 15h00, 16h45, 18h00 
Regressos
10h45, 12h45, 14h30, 16h00, 17h30, 19h00

 

 

Restaurante Estaminé

 

Ilha da Barreta, Ria Formosa
Tel.: 917811856
Web: ilha-deserta.com
Horário: Das 10h30 às 19h00. Não encerra.
Preço médio: 45 euros