CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

A COOLture tours quer tornar os museus para crianças

COOLture tours
By Inês ALMEIDA . 2 years
Categories :
Atividades Lisboa

A primeira atividade da COOLture tours realiza-se no Museu dos Coches

 

Cativar os mais novos para o mundo dos museus nem sempre é tarefa fácil. No entanto é a isso que se propõe Felisa Pérez com a COOLture tours. A lisboeta tem 34 anos e é licenciada em História e mestre em Museologia. Decidiu conjugar a sua formação académica com a paixão pelas crianças e lançou um projeto em nome próprio para tentar adaptar os museus para crianças.

 

É já no dia 3 de Junho, sábado, que Felisa Pérez se vai vestir de Rainha D. Amélia no primeiro evento “A Rainha Mostra o Museu”, que vai ter lugar no Museu Nacional dos Coches. O objetivo é, não só encarnar a personagem, como também mostrar de forma lúdica às crianças como funcionavam os transportes da família real no século XVIII.

 

Foi durante a licenciatura em História que Felisa Pérez começou a trabalhar no serviço educativo do Castelo de São Jorge, vestida de D. Afonso Henriques, assim como no Museu Nacional dos Coches. Aquando do Erasmus que realizou em Madrid, criou o projeto de serviço educativo para as crianças e escolas do Museo Lázaro Galdiano. Também foi coordenadora cultural do Edge Arts e trabalhou durante dois anos no atelier da artista Joana Vasconcelos.

 

Como tinha saudades das crianças e sobretudo de ensinar nos museus, Felisa Pérez decidiu fundar a COOLture Tours. Vai fazer visitas guiadas animadas e quer ensinar as crianças a gostar de museus. “Quero poder educar para a cultura através da arte e contar histórias de forma diferente, fazer jogos divertidos e incutir conteúdos históricos num público que normalmente não consegue ou não quer estar num museu” disse Felisa à NiT.

 

O objetivo primordial da COOLture tours é proporcionar experiências diferentes às crianças nos museus. A primeira iniciativa, que vai decorrer já no próximo sábado, esgotou apenas dois dias depois de o evento ser criado no Facebook. Por isso Felisa decidiu abrir mais datas. No domingo, dia 4 de Junho, existe novamente a possibilidade de conhecer a Rainha D. Amélia. Para já, como é um projeto recente, ainda estão a ser finalizadas novas tours, mas o objetivo é que o projeto se expanda para palácios, castelos e outros espaços públicos.

 

 

Fonte: NiT

Photo Credit: Time Out