CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Museus em Portugal voltam a ser gratuitos aos domingos

Museus em Portugal
Par Inês ALMEIDA Il y a 4 ans
Catégories :
Cultura

Em Julho visite os museus em Portugal gratuitamente aos domingos e feriados

 

Já se sabe a data em que os museus vão voltar a ser gratuitos aos domingos e feriados.  “A gratuitidade nos museus começa no primeiro domingo de Julho [dia 2], todos os domingos do calendário”, anunciou o ministro da cultura, Luís Filipe Castro Mendes, numa audição na comissão parlamentar da cultura. Segundo o ministro, esta é uma “medida emblemática para os portugueses conhecerem mais e melhor os museus”.

 

Esta proposta de lei foi aprovada na Assembleia da República em Novembro do ano passado, determinando a reposição da gratuitidade da entrada nos museus em Portugal, nos domingos e feriados, até às 14 horas, para todos os cidadãos residentes em território nacional. Esta proposta partiu do CPC e contou com o apoio de todos os partidos, exceptuando o PS.

 

O ministro da cultura tinha garantido em Janeiro, à Lusa, que a lei seria aplicada com certeza ainda este ano. "É difícil aplicar a lei, na medida em que há uma diretiva europeia que não permite o que está previsto na lei [aprovada no ano passado, no parlamento], que é restringir aos residentes em Portugal essa gratuitidade", comentou àquela data.

 

Esta medida não é uma novidade em Portugal. Até 2011, o acesso aos museus e monumentos da Direção-Geral do Património Cultural também eram gratuitos nesses dias. Só com a entrada do Governo com a coligação PSD/CDS, é que as entradas gratuitas ficaram restritas ao primeiro domingo de cada mês.

 

 

Museus em Portugal gratuitos aos domingos e feriados:

 

 

Fonte: Jornal de Notícias