CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Turistas afortunados avistaram orcas no Algarve

Orcas no Algarve
Par Inês ALMEIDA Il y a 4 ans
Catégories :
Turismo Portugal

Avistar orcas no Algarve é um fenómeno raro, mas não único

 

Um grupo de 70 turistas teve a sorte de avistar quatro orcas ao largo da costa de Albufeira, a cerca de quatro quilómetros a sul da Praia da Galé, de acordo com a Dream Wave, a empresa de passeios marítimo-turísticos que transportava os viajantes. Este é um avistamento inusitado e invulgar em terras algarvias, sendo que as orcas avistadas tinham entre cinco a seis metros de comprimento.

 

Foi no dia 16 de Junho, por volta das 17h00 que a empresa Dream Wave observou quatro orcas (Orcinus orca) a cerca de 2,5 milhas da costa de Albufeira. Os animais, identificados pelos biólogos da Dream Wave, Tiago Sá e Adriana Oliveira, são da família de golfinhos de maior porte e são classificados como superpredadores versáteis, incluindo na sua dieta “peixe, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias”.

 

A orca é o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica, logo a seguir ao homem, encontrando-se em todos os oceanos. Esta pode chegar a pesar nove toneladas. A Dream Wave alerta que a designação da orca como “baleia-assassina”, que se banalizou, é incorrecta, pois o animal não é da mesma espécie que as baleias.

 

As orcas têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos. Estas comunicam através de sons, tal como os outros golfinhos, e costumam viajar em formações que ocasionalmente assomam à superfície. As orcas só foram classificadas como espécie em 1758, mas já são conhecidas pelo ser humano desde a pré-história.

 

A Dream Wave é uma empresa algarvia que oferece diversas experiências náuticas. Pode navegar num barco “pirata”, dar um passeio numa potente mota de água, juntar a família para um passeio radical no Jet Boat ou no Ocean Rocket. Também pode optar por um cruzeiro ao longo da costa algarvia entre a Marina de Albufeira e Carvoeiro, para ver as grutas e observar golfinhos. E, quem sabe, se tiver sorte pode ser que também consiga avistar orcas.

 

Fonte: Presstur