CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Já pode dormir no apartamento onde Fernando Pessoa viveu

Fernando Pessoa
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Hotelaria

Mergulhe no universo de Pessoa na Rua de São Bento

 

Enquanto procuravam um apartamento no centro histórico de Lisboa, um casal de brasileiros encontrou um que reservava um segredo especial. Foi nele que o famoso poeta português Fernando Pessoa viveu na sua juventude, em 1905 e 1906. Este apartamento ocupa o número 17 da Rua de São Bento, em Lisboa, e hoje recebe turistas que queiram mergulhar no universo do poeta.

 

A história é relatada por Giuliana Miranda, jornalista brasileira residente em Lisboa, no seu blogue Ora Pois. “Sem muito destaque, no meio do anúncio, havia a informação de que naquele apartamento havia morado Fernando Pessoa. Fiquei impressionada e muito curiosa, mas isso não interferiu na negociação. O apartamento não custou nem um cêntimo a mais por ele ter vivido ali”, explica Maria Penido, a proprietária.

 

A decoração do apartamento foi idealizada por Maria Penido, dedicando-se totalmente ao imaginário e à obra de Fernando Pessoa. As paredes são forradas com os manuscritos do poeta, cedidos pela Biblioteca Nacional de Portugal, que mostram apontamentos onde predomina a língua inglesa. “Queríamos algo que refletisse o período em que ele ali viveu”, conta Ricardo Braga, publicitário e marido de Maria Penido.

 

 

Fernando Pessoa Apartamento

 

 

Para ser o mais fidedigno possível e à imagem de Fernando Pessoa, Ricardo Braga imergiu totalmente no universo do poeta, tendo entrado em contato com a equipa da Casa Fernando Pessoa. A decoração da casa também contou com a ajuda de António Cardiello e Fabrizio Boscaglia, dois estudiosos da obra do poeta. Este foi um processo longo, que envolveu várias visitas à Feira da Ladra e copiosas horas na internet à procura de objetos à imagem de Pessoa.

 

O apartamento possui dois quartos, sala de estar, sala de jantar e uma casa-de-banho. Tem capacidade para receber quatro pessoas. Desde a inauguração, que aconteceu há menos de um mês, que a procura tem sido grande. Os turistas estrangeiros que optem por ficar neste apartamento podem encontrar livros de Fernando Pessoa traduzidos em inglês na mesa-de-cabeceira e outros objetos alusivos ao poeta espalhados pela casa.

 

Fernando Pessoa residiu neste apartamento depois de terminar os estudos na África do Sul, com 17 anos. Foi nesta casa que viveu enquanto estudava na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tia e outros familiares.

 

Fonte: Ora Pois