CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Porches Pottery, a olaria do Algarve no seu melhor

Porches Pottery
By Inês ALMEIDA . 2 years
Categories :
Algarve

As peças da Porches Pottery destacam-se pelos tons de azul e formas tradicionais e contemporâneas

 

A olaria algarvia é a distinta representante do artesanato tradicional da região. Esta soube acompanhar a evolução dos tempos, transformando objetos utilitários em arte popular, com grande valor ornamental. Os cântaros de asas simétricas, antigamente indispensáveis no quotidiano, ganharam uma nova vida e transformaram-se em objetos de decoração. Também se mantêm os artigos de construção, como as telhas, ladrilhos e chaminés de cerâmica.

 

Por toda a costa algarvia é fácil encontrar bons exemplares de arte oleira, mas há zonas que se destacam particularmente. Na região de Almancil encontra-se o maior produtor de loiça regional, que se distingue pelos seus desenhos e em Lagos, por seu turno, continuam a reproduzir-se as chaminés algarvias, além dos cântaros, telhas, alcatruzes, pratos, jarros e potes. O concelho de Lagoa é conhecido pelas peças pintadas em tom de azul, sendo que a cerâmica de Porches é a mais conhecida do Algarve.

 

Na cidade de Lagoa, perto de Porches, os artesãos locais continuaram a tradição de fabricarem e pintarem à mão potes de barro vermelho, até que a indústria cessou de forma abrupta. Na década de 60 existiam apenas dois oleiros na Lagoa. Foi nessa altura que dois artistas se juntaram para salvar uma arte que se julgava perdida. Em 1968, Patrick Swift e Lima de Freitas fundaram a Olaria Algarve, hoje conhecida como Porches Pottery.

 

Hoje, as cerâmicas que encontra na Porches Pottery mostram as suas raízes de majólica moura e apresentam uma variedade de formas, tanto tradicionais como contemporâneas. Algumas das figuras representadas nestas peças são o pássaro de cauda longa, uma criatura mitológica, o cão de caça e a lebre, a “Árvore da Vida” envolta por dois pássaros com as asas estendidas, os peixes e as flores.

 

Hoje, a Porches Pottery está por conta de Juilet Swift e da irmã Estella, ambas formadas em Artes, que decidiram dar continuidade ao trabalho iniciado pelo pai. O próprio filho de Juilet também já está no ramo, por isso este promete ser um negócio de pelo menos três gerações. As irmãs concentram-se em encontrar novos designs para a loja e em realizar trabalhos personalizados.