CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Astrofesta em Monsaraz Fly me to the Moon

Astrofesta em Monsaraz
Par João GALVÃO Il y a 4 ans
Catégories :
Últimas Notícias

Em pleno Alentejo venha conhecer o tapete de entrada para o universo com a ajuda de quem sabe.

 

É uma festa noturna, mas sem luzes nem psicadelismos. Muito pelo contrário: para que a Astrofesta corra bem, tem que ser feita no sítio mais calmo e escuro possível, uma vez que tanto o ruído como as luzes perturbam a boa observação das estrelas. Por isso decorrerá nas noites (e nos dias) de 25, 26 e 27 de agosto em Monsaraz, onde o interior alentejano garantirá as melhores condições para se verem os astros.

 

Esta é a maior e a mais antiga festa de divulgação de astronomia em Portugal e é promovida, já pela vigésima terceira vez, pelo MUHNAC, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência. E num dos melhores spots portugueses, junto ao belo lago do Alqueva, o maior artificial europeu.

 

Todos são bem vindos à Astrofesta, e quem não sabe nada desta ciência vai ficar feliz por saber que tantos astrónomos amadores são visitantes habituais. Ou seja, há de sempre haver alguém que ajude a regular o telescópio a quem espreita pela primeira vez.

Quer ver como são Saturno, a Via Láctea, ou a Galáxia de Andrómeda? Venha espreitar, a Lua estará em quarto crescente, e a Reserva Dark Sky Alqueva, certificada como Tourism Destination pela Starlight Foundation, tem as condições ideais para o fazer.

 

Para além das estrelas haverá yoga, palestras, cursos, caldos verdes à meia noite, e quem resistir ao cansaço pode ver o nascer do sol em conjunto pelas 6h50, e tirar uma fotografia conjunta dos sobreviventes, numa plataforma para o efeito e para que toda a gente se veja.

 

Depois de Arcos de Valdevez no ano passado, foi Monsaraz a escolha para 2017. E Monsaraz vale bem sozinho a visita. O Alqueva foi mesmo uma porta que deus fechou ao afundar uma aldeia,  ao mesmo tempo que abria esta grande janela azul. E para além de Monsaraz há toda uma longa margem, sempre bela, do azul vivo do meio-dia aos vermelhos, rosas e verdes malucos de um por do sol limpo e luminoso como não há.

 

Toda a região circundante é riquíssima em espólio histórico, do mais antigo que se queira!, como megálitos pré-históricos ou templos do império romano. E por todo o lado a presença árabe, em tudo, na comida, nas cantigas arrastadas e berberes, na arquitetura, no calor, nas caras.

 

Por tudo isto vá algum tempo antes e fique algumas noites extra; de sítios onde ficar há de tudo, desde um convento renascentista até à pousada de juventude com varanda larga sobre a vila.

 

A participação é gratuita, terá apenas que preencher um formulário em museus.ulisboa.pt/astrofesta.

 

A organização é da responsabilidade do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Centro Ciência Viva de Constância, Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e do Observatório do Lago Alqueva.