CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Delicie-se com os doces conventuais na mostra de Lagoa

Mostra Doce Conventual Lagoa
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Algarve

A autarquia de Lagoa afirma que os doces Dom Rodrigo foram produzidos pela 1.ª vez no Convento de São José

 

Caso vá estar pela zona de Lagoa, no Algarve, nos próximos dias, saiba qual é o plano que não pode falhar. Até dia 23 de Julho tem a oportunidade de provar os acmados doces conventuais nos Claustros do Convento de São José. A 15.ª Mostra do Doce Conventual Lagoa inclui muita doçaria conventual, produtos regionais, concertos e exposições.

 

Já ouviu falar dos doces algarvios, feitos à base de alfarroba, amêndoa e figo ou das compotas, do mel, da aguardente de medronho e dos licores feitos a sul de Portugal? Estas e outras iguarias vão estar à disposição do freguês no evento que promete animar a zona de Lagoa. Este é um verdadeiro paraíso para os gulosos, apreciadores da gastronomia portuguesa ou que a queiram conhecer.

 

O evento tem lugar num ambiente conventual fielmente recriado, que durante cinco dias faz as delícias dos visitantes numa viagem à história local. Várias situações que tiveram lugar no Convento de São José são recriadas. Este é um espaço que era destinado ao recolhimento de mulheres e de crianças abandonadas, focando-se na sua educação, sob a orientação das freiras da ordem das Carmelitas.

 

Além do pecado da gula, a 15.ª Mostra do Doce Conventual Lagoa também reserva momentos de diversão, contando com vários concertos na programação. Hoje, dia 21 de Julho, recebe Miguel Gameiro. Amanhã, sábado, dia 22, a animação fica por conta de Jorge Fernando e no dia 23, domingo, o palco é do Fado Lelé.

 

O Convento de São José foi construído entre 1710 e 1713 e sobreviveu ao terramoto de 1755. Depois da Ordem das Carmelitas ainda passaram por lá as religiosas Dominicanas, com um colégio, e as da Terceira Ordem de São Domingos, com catequese, enfermagem, educação e ensino.

 

O edifício foi adquirido pela Câmara Municipal de Lagoa em 1924, para a instalação de escolas e repartições públicas, tendo beneficiado de obras de requalificação e restauro. Atualmente, o Convento de São José é o centro cultural de Lagoa, acolhendo exposições de arte, colóquios e congressos.