CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Alcobaça: O meu amor por ti tem 5 metros de altura

Teatro em Alcobaça
By Joana CIDADES . 2 years
Categories :
Últimas Notícias

Alcobaça exibe peça de teatro singular "Lumen – Uma História de Amor”

 

Por João Galvão

 

Alcobaça não é apenas um dos mais belos Mosteiros europeus, com farta história e berço dos melhores doces do mundo. É um município com uma movida cultural pouco usual numa cidade secundária, tirando partido daquilo que melhor tem e produz.

 

Em relação ao “produz”, voltaremos cá em novembro, aquando da mais deliciosas das feiras, a dos Doces Conventuais. Alcobaça tem o Mosteiro, um sonho de edifício, o primeiro plenamente gótico em Portugal. Por si é um cenário, e a cidade tem-no usado como pano de fundo de vários espetáculos, alguns deles de video mapping, usando a bela e imponente fachada.

Mas desta vez o município dá um passo em frente e traz a 17, 18 e 19 de agosto o espetáculo “Lumen – Uma História de Amor”, onde poderemos acompanhar um  conto que começa longe deste palco, desempenhado por grandes marionetas, iluminadas, de entre 3 a 5 metros de altura, que caminham pela rua até chegarem a este cenário privilegiado e único.

 

Não lhe contamos agora a história, mas garantimos que o Lumen, gizado e realizado pela companhia alcobacense S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos, é realmente imperdível.  Diz dele Paulo Inácio, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, que “esta é uma excelente oportunidade de divulgar Alcobaça e o seu Mosteiro numa lógica de rede. O concelho produz anualmente eventos de grande qualidade que agora estamos a divulgar sob a alçada deste projeto. Esta candidatura é uma forma de reconhecimento do valor patrimonial, cultural e histórica de Alcobaça e dar-lhe-á seguramente uma alavancagem importante em termos de prestígio e notoriedade.”

 

A S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos leva assim a efeito a sua maior criação original alguma fez realizada e apresentada no mesmo ano em que comemora 20 anos de existência. A produção envolve uma equipa de dezenas de pessoas, tal é a dimensão do trabalho que implica dar vida a estes gigantes de ‘lume’.

A produção faz parte do Ciclo de Espetáculos Mosteiro de Alcobaça e está inserido na Candidatura Lugares Património Mundial da Região Centro. A iniciativa anterior dentro do mesmo Ciclo realizou-se ainda no mês passado, em junho: no Festival de Música de Alcobaça foi possível ver, entre outras obras, a ópera “Inês de Castro”, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, numa performance tornada única por ser apresentada também ela na escadaria fronteira ao Mosteiro, o melhor dos cenários.

 

Alcobaça fica a menos de uma hora e meia, de carro. E o passeio é bonito, vá ver os gigantes luminosos frente ao gótico, é imperdível. 

 

17, 18 e 19 de agosto

 

Frente ao Mosteiro de Alcobaça

21h30, com início junto aos Paços do Concelho

Entrada livre