CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Mesquita de Lisboa: conhecer o outro, urgente!

Mesquita de Lisboa
By João GALVÃO . 2 years
Categories :
Atividades Lisboa

A Green Trekker propõe-lhe conhecer o interior da Mesquita de Lisboa, em Agosto

 

Por João Galvão

 

Infelizmente ainda não é da melhor forma que praticamente todos nós encaramos outros géneros, raças e credos, enfim o outro.

 

Para tentar quebrar este muro e com as suas pedras construir uma ponte (pelo menos uma, é melhor que nenhuma), a Green Trekker organiza no dia 25 de agosto uma visita guiada à Mesquita de Lisboa, junto da Praça de Espanha e da Fundação Gulbenkian.

A visita será conduzida pelo Sheikh Munir, representante máximo deste local de culto da região islâmica. Pela mão deste será possível conhecer os bastidores da Mesquita e saber mais sobre a sua história, a do edifício e por tabelinha, a da cultura.

A Mesquita de Lisboa foi erguida em 1979 e concluída em 1985. Tem quatro pisos e duas caves, e no interior destacam-se a sala de culto das mulheres, a sala de culto dos homens, a zona de Abluções e o Pátio Principal, ladeado pelo imponente Minarete. Este layout, de uma forma generalizada, é mais ou menos comum a todas as restantes Mesquitas ao redor do mundo.

 

No final da visita, o Sheikh convidará todos os que queiram participar a orar em conjunto. Depois será servido na cantina da Mesquita um jantar tradicional, porque comer faz tanto parte de uma cultura como a religião, ou a arquitetura.

 

As mulheres são obrigadas a levar na visita ao lugares sagrados um lenço para cobrir a cabeça e os ombros, facto comum nas visitas a qualquer mesquita.

 

O desenho da Mesquita Central de Lisboa é da responsabilidade dos arquitetos António Braga e João Paulo Conceição, e a sua construção foi possibilitada pelos contributos de outras nações islâmicas, à cabeça das quais a Arábia Saudita, com um milhão de dólares, seguida do Kuwait, da Líbia, dos Emirados Árabes Unidos e de Omã.

A construção de uma nova Mesquita em Lisboa é já mais que certa e aguarda apenas a publicação em Diário da República da respetiva declaração de utilidade pública.

 

Será construída onde faz todo o sentido, meias paredes com a Mouraria, ancestral bairro onde ao longo dos séculos os Mouros, os Árabes afinal, viveram em comunidade.

 

O processo não tem sido fácil, entre queixas de expropriados e desconfianças populares, muitas vezes atiçadas pelo anonimato nojento das redes sociais.

 

Parece que a esta visita e jantar deveríamos ir todos, faz-nos mesmo falta conhecer o outro, nem que seja para o percebermos.

 

 

Visita e jantar à Mesquita Central de Lisboa

25 de agosto, ponto de encontro na entrada principal, Rua da Mesquita, nº1

Das 20h15 às 23h30

Custo: 20 euros por pessoa (visita + jantar)

Mais info em www.greentrekker.pt

 

 

Photo credit: Green Trekker