CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

D’Olival, a loja em que o azeite é o ingrediente estrela

D’Olival
By Inês ALMEIDA . 2 years
Categories :
Viver em Lisboa

O azeite é um tesouro nacional e a loja D’Olival, em São Bento, presta-lhe a devida homenagem

 

Há quem chame ao azeite o ouro líquido português. A verdade é que este é um tesouro gastronómico cada vez mais valorizado em Portugal. Ao longo dos séculos, o azeite serviu para comer e para iluminar, ungir reis, purificar locais de oração, massagear guerreiros e embelezar a pele das mulheres. Hoje o azeite continua a ter um papel primordial na cozinha portuguesa, sendo que em 2016 um azeite alentejano foi considerado o melhor do mundo.

 

Dada a importância do azeite na cultura gastronómica portuguesa, fazia todo o sentido que surgisse uma loja dedicada ao líquido precioso. Essa loja abriu há um mês na Rua Poiais de São Bento, em Lisboa, e chama-se D’Olival. Neste espaço coexistem azeites de pequenos produtores e, se o visitar, ainda recebe uma pequena demonstração de como provar azeite.

 

A D’Olival é uma loja especializada que dá a conhecer os pequenos produtores de azeite e as suas histórias. O surgimento desta é da responsabilidade de Lino Rebolo e da sua mulher, Helena.  “Houve muito trabalho e dedicação por parte dos produtores para construírem a sua marca e fazerem azeites de qualidade”, conta Lino à revista Time Out.

 

 

D'Olival

 

 

Na loja há cerca de 40 referências, de Trás-os-Montes, Alto Douro, Ribatejo, Tejo, Alentejo e Algarve. A loja é toda decorada com materiais rústicos e, num prato rotativo na mesa central, tem azeites de todos os tipos. Lino ensina como se experimenta o azeite. Primeiro gira-se o prato rotativo, onde estão as amostras dos azeites a serem provados e depois escolhe-se um azeite, o Lino serve e ensina a degustar. Primeiro cheira-se, há azeite com aroma mais frutado outro que cheira mais a relva cortada, por exemplo, depois espalha-se na boca e inspira-se ar para potenciar todos os aromas.

 

“O pessoal diz que os azeites são como os vinhos, eu digo que são como as cervejas artesanais. Cada um tenta ir buscar qualquer coisa que o diferencia – um picante, um ácido. Há pequenos produtores a fazer coisas muito boas e é preciso perceber para gostar.” Além dos azeites, cujos preços vão dos €6,00 aos €29,00, na D’olival encontra flor de sal para temperar o azeite, ervas pensadas para aromatizar o azeite, pastas de azeitona, azeitoneiras e conservas com base de azeite.

 

 

Fonte: Time Out

Photo Credit: Francisco Santo/Time Out