CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Queer Lisboa 21, festival de cinema LGBT

Queer Lisboa 21
Par João GALVÃO Il y a 4 ans
Catégories :
Atividades Lisboa

De estilo maldito a festival de referência, o Queer Lisboa vai já na 21ª edição

 

O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer – é o primeiro festival nacional criado com o propósito específico de exibir novas propostas cinematográficas de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, temática mais conhecida internacionalmente como Cinema Queer.

Como sempre, o festival tem lugar no cinema São Jorge e decorrerá de 15 a 23 de setembro. Ao longo destes últimos anos este género de fitas tem irrompido com crescente expressão nos grandes festivais internacionais, e o grande objetivo do Queer Lisboa é incluir no programa anual o que de mais relevante, em termos estéticos e narrativos, se tem feito no panorama mundial, visando acima de tudo colmatar o facto desta cinematografia ser de acesso restrito ao grande público: o Queer Lisboa é assim o melhor resumo possível ao tema, condensado numa semana.

 

Os filmes estão divididos em várias competições: Melhor Longa-Metragem, Documentário, Curta-Metragem, Filme de Escola (em formato curta) e Queer Art, talvez a mais carismática e espelho do género, dedicada ao cinema de cariz mais experimental.

 

Paralelamente à programação central são organizadas secções fora da competição, sessões especiais e ciclos temáticos dedicados a um realizador, tema ou país, retrospetivas sobre a representação da homossexualidade na história do cinema, secções dedicadas a subgéneros do Cinema Queer, bem como um conjunto de atividades paralelas, como workshops, exposições e instalações.

 

O Queer Lisboa, criado em 1997, é hoje o mais antigo festival de cinema da cidade de Lisboa tendo ao longo dos anos consolidado a sua reputação a nível internacional, e é agora um dos festivais do género mais reconhecidos a nível europeu e mundial, pela qualidade programática e atividades paralelas, bem como pelos convidados que a ele comparecem.

O Queer Lisboa tem estabelecido também relações privilegiadas com alguns dos principais festivais congéneres europeus e mundiais, com os quais participa regularmente em atividades de permuta de programação, na criação de redes de intercâmbio cultural e formativo, e aos quais os seus programadores se deslocam regularmente. Estas redes revelam-se também fundamentais para a divulgação do cinema português além-fronteiras.

 

Desde 2015 que o Queer, graças à Associação Cultural Janela Indiscreta, tem a sua variante na cidade do Porto. Decorrerá na primeira quinzena de outubro, e a ele, propositadamente, voltaremos certamente quando a sua vez chegar. Podemos adiantar já que o Queer Porto mostrará fitas no Teatro Municipal Rivoli, na malavoadora.porto, no Maus Hábitos e na Galeria Wrong Weather.

 

Festival Queer Lisboa 21

Cinema São Jorge

15 a 23 de setembro

Bilhete normal 4 euros

Todas as sessões e atividades da Sala 2 com entrada livre

http://queerlisboa.pt

 

Crédito da 2ª foto: Frame do filme “Mãe há só uma”, o último a ser mostrado no festival, de Anna Muylaert

Crédito da 3ª foto: Frame do filme “Beach Rats”, de Eliza Hittman