CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Pilar 7, a Ponte 25 de Abril para pedestres

Pilar 7 Ponte 25 Abril
Par João GALVÃO Il y a 3 ans
Catégories :
Últimas Notícias

Vai ser ainda este mês que poderá experimentar as alturas da Ponte 25 de Abril, mas a pé

 

Ainda não se sabe o dia da abertura mas será ainda este setembro. A Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril, permitirá em breve a todos os visitantes uma descoberta única desta carismática obra de engenharia. Muito bem chamada por toda a gente de Ponte Sobre o Tejo, com a plataforma a cerca de 80 metros à altura do chão, sobre ela nunca se podia, até agora, parar para beber Lisboa a toda a volta.

 

Agora já pode, e nem se cansará para lá chegar: um elevador, desenhado de propósito, levará os visitantes até ao miradouro panorâmico que oferecerá uma vista inédita e privilegiada sobre a cidade. Como o nome indica, este projeto está implementado no pilar 7 da Ponte 25 de Abril, junto à Avenida da Índia, em Alcântara.

Mas a experiência começa logo no chão, na base do pilar, onde começa também o Centro Interpretativo: grandes círculos veiculam toda a  informação referente à Ponte, à sua história e à sua construção. Ainda neste piso 0 existe uma recepção ao visitante, uma loja, um espaço de visita virtual e um ponto de photobooth.

 

A experiência continua pilar adentro, através dos 300.000 m2 de betão, onde será possível conhecer uma realidade nunca vista, a sala dos trabalhadores, conhecida apenas por estes, até agora. Este espaço está equipado com projeções a 360º sobre a construção da Ponte e ainda de uma maquete virtual da obra de engenharia, num ambiente luminoso e aquático.

 

É desta sala que sobe o elevador que levará os visitantes às salas superiores do maciço, especialmente à sala da amarração dos cabos que suspendem a ponte e a uma outra sala, com chão e teto espelhados, onde é criada a sensação de vertigem da escalada vertical da Ponte 25 de Abril.

 

A experiência culmina com o tal miradouro de vista panorâmica, a todos os níveis: o chão opaco é substituído por uma rede metálica que permitirá ver o solo lá em baixo e sentir assim, realmente, a altura a que se está.

 

Para viajantes já muito rodados esta experiência interativa com uma ponte não é nova, há já outras nas pontes irmãs da 25 de Abril ao redor do mundo, como a Golden Gate de São Francisco, a Harbour Bridge de Sydney ou a Tower Bridge de Londres. A nossa mais valia é que esta é cá, e já ali em Alcântara.  

 

Não está ainda disponível o preço do acesso, mas seja ele qual for, será pouco para experimentar ser gaivota sobre o Tejo, por um dia.