CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Desfolhada de outono em Serralves

Outono Serralves
Par João GALVÃO Il y a 3 ans
Catégories :
Últimas Notícias

A festa do Outono de Serralves é a festa grande de setembro do Porto, ao tema Colheitas e Tradições

 

No fim de semana de 23 e 24 de Setembro a Festa de Outono marca a chegada da nova estação e celebra a época associada desde sempre às colheitas, reavivando antigas tradições, saberes e práticas ancestrais. Estas tradições rurais surtem especial efeito no contexto contemporâneo da Arte e da Paisagem de Serralves.

 

Assim, o Parque de Serralves estará de portas abertas no sábado e no domingo, com entrada gratuita, para proporcionar experiências inovadoras para muitos, um vasto cartaz cultural, ou simplesmente deambular por um dos mais bem conseguidos parques urbanos do país.

A Festa do Outono propõe atividades educativas e lúdicas que prometem cativar o público de todas as idades, como percursos de descoberta da fauna e da flora do Parque, música, dança, teatro, jogos, entre outras. Muitas destas atividades são organizadas em parceria com Câmaras fundadoras de Serralves, de vários pontos do país (nomeadamente Beja, Guarda, Matosinhos, Porto, Torres Vedras e Vila Nova de Famalicão).

 

Haverá Teatro e Música ao ar livre, na Clareira da Presa ou no Prado, e deste eixo destacamos o grupo vocal feminino Sopa de Pedra, constituído por jovens que assentam o seu reportório na música de tradição oral de várias regiões portuguesas; se tiver tempo, clique em baixo para ficar curioso e vá como eu vê-las em Serralves, às 18h00 de sábado.

 

 

Para além desta pérola, haverá jazz, cante alentejano, a música do mundo de Mostafa Anwar Swapan, gizada sobre o sistema milenar clássico indiano de base raga, dança com a Companhia de Dança de Matosinhos e uma larga mostra de Artes e Ofícios tradicionais, como um atelier de buinho, outro de cestaria e cerâmica, tinturaria natural e tecelagem manual, entre outros.

 

Todas as atividades refletem este espírito rural de que toda a gente tem saudades; pelo menos toda a gente que o conheceu, outros sentirão alguma nostalgia por estes tempos em que a vida era mais fácil, lenta e feliz. E porque o espírito há de ser rural e campestre não faltará uma mostra de Raças Autóctones nacionais, que mais que serem parte viva e integrante do património histórico e cultural do país, contribuem para a manutenção de sistemas de produção sustentáveis num perfeito enquadramento com o ecossistema. E para além de tudo isto, quem não gosta de fazer festas a burros?

O programa é enorme e dois dias são tão pouco: veja e faça as suas escolhas aqui:

https://www.serralves.pt/pt/actividades/festa-do-outono-2017/

 

E notícia de última hora, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, será um dos visitantes a 23 de setembro, sábado, por volta do meio dia.  

 

Serralves

Rua D. João de Castro, 210

4150-417 Porto

226 156 500

 

Créditos fotos: Tiago Ferreira, Silvana Torrinha e Filipe Braga

Créditos video Sopa de Pedra: canção original Capagrilos, video por Sucata do Éden