CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

O turismo português é o que mais cresce em toda a Europa

Turismo em Portugal
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Turismo Portugal

Setor do turismo é responsável por 6% do emprego em Portugal

 

Apesar de ainda não estar ao ritmo do resto da Europa, no que toca ao turismo, Portugal é o país europeu em que se regista o maior crescimento neste setor. E este crescimento reflete-se em várias áreas como, por exemplo, no emprego. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), nos primeiros três meses do ano, estavam 304,6 portugueses empregados em atividades turísticas, mais 14,8% do que no período homólogo do ano passado.

 

O setor turístico representava, no primeiro trimestre do ano, 6,5% do total de empregos a nível nacional, registando um crescimento de 0,6% em relação ao peso do turismo no período homólogo de 2016. Maria Teresa Andrada, responsável de marketing da EcoTukGuide, diz “uma das maiores diferenças que notamos é que deixou de haver emprego sazonal. O verão continua a ser melhor, mas já não há uma diferença tão grande para o inverno”.

 

Nos próximos anos poderão ser criados na União Europeia mais de 5 milhões de novos postos de trabalho relacionados com o turismo, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo. Dentro destes, 20% dos novos empregos vão ser ocupados por jovens com menos de 25 anos. No entanto, estas vagas também abrangem o turismo especializado.

 

A revitalização que o setor do turismo proporcionou a Portugal também se faz sentir no mundo do empreendedorismo. Este é um dos setores de eleição das startups. “Nós temos visto nos nossos programas cada vez mais pessoas interessadas. Há um entusiasmo muito grande. Por um lado, porque é um setor que atualmente tem muita procura. Por outro lado, não é muito exigente em termos de investimento. Principalmente nos grandes centros urbanos é fácil começar um negócio sem muito dinheiro inicial”, explica António Lucena de Faria, presidente da Fábrica de Startups.

 

De acordo com Carla Marques, General Manager da Randstat Portugal, o turismo trouxe várias oportunidades de negócio ao país que, por seu turno, têm gerado mais emprego. “É uma área que está a crescer e a ter impacto. Nos últimos anos temos assistido a um crescimento muito grande do número de vagas, o que está a fazer é que estes talentos passem a ser cada vez mais caros.”

 

Fonte: Dinheiro Vivo