CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

3naMODA: 3 pontos de foco

Expo 3naMODA
Par João GALVÃO Il y a 3 ans
Catégories :
Últimas Notícias

Na Pequena Galeria, em Lisboa, há uma retrospectiva tripartida de fotografia de moda

 

3naMODA é uma exposição de fotografia de 3 autores na Pequena Galeria, ao Cais do Sodré. Todos formados pelo IADE – Universidade Europeia, mas apesar desta formação semelhante, de visão bastante díspar sobre o lado de lá da objetiva.

À esquerda fotografia de Carlos Ramos, à direita fotografia de Nuno Beja

 

Carlos Ramos, Ana Trindade e Nuno Beja viram a curadoria desta sua exposição realizada por Luísa Ferreira, também ela formada em fotografia e docente há largos anos na mesma escola.

 

Carlos Ramos é deles o nome mais conhecido e marca presença constantemente nas páginas de moda das revistas femininas nacionais. Começou a fotografar profissionalmente em 1990, depois dos cursos de Audiovisuais e Fotografia no IADE, onde acabou por dar aulas entre 1987 e 2010.

Fotografia de Ana Trindade

 

Ana Trindade fez o curso de Fotografia Analógica na escola de artes ARCO e o curso de Fotografia & Cultura Visual no IADE. Este ano mudou-se para Londres, onde vive e trabalha. Antes viveu em Luanda, onde trabalhou em vários projetos e integrou a equipa de fotografia da Masemba.

 

Nuno Beja também se formou no curso de Fotografia do IADE e foi já galardoado por duas vezes, consecutivamente em 2012 e 2013, com o prémio Jovens Criadores. Tem vindo a desenvolver diversos projetos fotográficos com várias companhias teatrais nacionais, como o Teatro da Comuna ou o Politeama e apresenta-se regularmente em exposições individuais.

 

A moda pode ser uma importante ferramenta de análise à sociedade e à história do gosto. A fotografia de moda, mais que ser um seu simples sublinhado, é um braço aparte onde o fotógrafo enquadra o trabalho do estilista ou do designer numa sua perspetiva, aumentando a relação que a roupa tem consigo, como artista, com o seu tempo e com a sociedade que a consome. E quando feita com total liberdade, sem os entraves com que todos os publishers tentam enquadrar o trabalho de qualquer fotógrafo, a fotografia de moda atinge facilmente um patamar artístico. E quando o consegue fazer na mesma, apesar da presença diminuidora do publisher, aí, batemos palmas e damos vivas.

 

 

Exposição coletiva 3naMODA

A Pequena Galeria

Até 14 de Outubro

Avenida 24 de Julho, 4C, Lisboa