CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Leitaria da Quinta do Paço: os éclaires do Porto em Lisboa

Leitaria da Quinta do Paço
Par Joana CIDADES Il y a 3 ans

Famosa pelos bolos éclaires, a Leitaria da Quinta do Paço está presente em Lisboa

Aberta há pouco mais de um ano, a primeira loja da Leitaria da Quinta do Paço na capital tem ganho e mantido fãs. Da preservação de uma tradição à variedade de produtos, fomos descobrir a pastelaria na Avenida João XXI, a quinta loja da marca fundada no Porto.

 

É impossível não reparar nas grandes letras que anunciam a pastelaria aqui instalada, tal como a montra que por vezes exibe as estrelas da casa. A primeira Leitaria da Quinta do Paço em Lisboa ocupou em abril de 2016 o espaço de uma antiga padaria, no número 53 da Avenida João XXI, perto de Entrecampos. A prioridade foi encontrar “uma loja central e que ao mesmo tempo tivesse espaço para fabrico” e aqui foi instalada a fábrica da Leitaria da Quinta do Paço que abastece as duas lojas da capital. Quem nos conta tudo é Alexandra Sotto Mayor, responsável de Marketing da marca, e Octávio Castro Torres, o responsável de loja, recebe-nos com simpatia num final de tarde. 

 

Leitaria da Quinta do Paço Lisboa

A frente da loja na Avenida João XXI

 

As opções são bastante variadas, tanto em éclaires como em bolos à fatia, uma aposta recente porque “as pessoas gostam sempre do bolo tradicional”, revela Alexandra. Tudo é produzido no local e sempre com base nos lacticínios, o ingrediente chave de uma marca bastante antiga. A evolução e o sucesso da Leitaria da Quinta do Paço, destaca Alexandra, advêm “primeiro da história, é uma casa quase centenária e onde mantemos as receitas tradicionais” e claro por "ser uma casa que sempre se primou pela qualidade dos lacticínios”.

 

Além dos famosos e tão apreciados éclaires, “a manteiga é um produto que em Lisboa também já está a ganhar fãs”, revela Alexandra. É confeccionada no local, segundo a receita original, à semelhança de todos os produtos, e depois de cortada é embrulhada para levar, mostra Octávio na montra interior. Ainda que com técnicas modernas e mais mecanizadas, mantém-se a tradição e valorização dos produtos originais. No mesmo sentido, há éclaires que nunca saem da carta, como o Clássico recheado com chantilly e coberto com chocolate de leite ou aqueles cobertos por geleias de frutas e recheio de creme de pasteleiro. Nos éclaires em miniatura é possível descobrir sabores diferentes com alguma regularidade, como os recentes mini éclaires cobertos com côco. 

 

Leitaria da Quinta do Paço Lisboa

O espaço interior, com a sala à entrada, balcão e bancada

 

As mesas vão recebendo clientes no fluxo certo a esta hora, mantendo um ambiente calmo e sem ruído. Há espaço para todo o bairro, se assim acontecer, e  a decoração faz-nos viajar até ao passado com um chão em xadrez e candeeiros de teto à antiga. Os clientes são fieis mas cada dia é diferente. Por esta razão, Octávio aconselha a encomendar cedo os bolos favoritos se for em grande quantidade, porque as fornadas vendidas ao longo do dia saem apenas de manhã. A massa dos éclaires é delicada e a sua preparação rigorosa. Para que tudo esteja pronto às 9h, quando as lojas abrem, é preciso começar a confeção às 5h: há que bater várias vezes a massa, durante muito tempo, cozê-la e deixar arrefecer, para que seja recheada e coberta. Assim, o que é exposto aquando da abertura é tudo o que é vendido no decorrer do dia, com pequenas exceções. Os produtos vendidos são frescos, confecionados exclusivamente para vender no dia.

 

Em cada festividade é criado um éclaire temático e este Halloween não foi exceção: pode ainda descobrir um bolinho recheado de chocolate, coberto com avelã, fantasmas de Maltesers e abóboras em pasta de açúcar. “Fazemos sempre no Natal, dia dos namorados, Páscoa, dia da mãe, dia do pai, Outono…”, conta Alexandra. São edições limitadas disponíveis apenas por oito ou dez dias – exceto o éclaire de Natal, que fica em venda por quase um mês.

 

Leitaria da Quinta do Paço Lisboa

O éclaire de Halloween, com avelã e chocolate

 

De entre os produtos que provamos, ficamos surpreendidas com a Bola de Berlim feita de forma bastante diferente e saudável. Sim, esta versão da Leitaria da Quinta do Paço não frita a massa! Em vez disso, o bolinho é cozido a vapor, mantendo a fofura e leveza da massa, recheado com o chantilly da marca ou creme de pasteleiro. O sabor tal qual da Bola de Berlim tradicional - a cada trinca parece que regressamos à praia - com o twist da Leitaria da Quinta do Paço.

Leitaria da Quinta do Paço Lisboa

A Bola de Berlim cozida a vapor da Leitaria da Quinta do Paço

 

A novidade mais fresca, destaca Alexandra, é o recente lançamento da marca de café própria Coffee LQP. Este "lote encorpado, consistente, cremoso, equilibrado, macio e perfumado" foi lançado em setembro e está agora a ser divulgada ao público, de norte a sul de Portugal. As bebidas próprias multiplicam-se, à base de leite fresco do dia, com caramelo ou chocolate e sempre o chantilly da casa e de receita secreta. Aconselhamos vividamente o cappuccino, com uma espuma de nata deliciosa e a dose certa de café.

 

Para o futuro, Alexandra conta que está a ser estudada a abertura de uma nova loja em Lisboa e outra na zona norte do país. Por agora, na capital é possível conhecer (e devorar) as especialidade desta casa do Porto nesta loja da Avenida João XXI e em Benfica, na Alameda Manuel Ricardo Espírito Santo. Descubra uma tradição bem mantida e as delícias pasteleiras na loja mais próxima.