CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Caminha: a Rota da Rabanada

Rota da Rabanada
Par João GALVÃO Il y a 3 ans
Catégories :
Últimas Notícias

Há em Caminha um passeio que não emagrece, bem pelo contrário. Venha atravessar as 50 metas da Rota da Rabanada

 

As rabanadas são doces de todo o Portugal, com pequenas variações na receita. Em Caminha, no último concelho atlântico antes de Espanha, há mesmo uma Rota que passa por 50 restaurantes e pastelarias que mostram todas as suas versões.

 

E entre o Natal e o Ano Novo, ao apresentar o Passaporte da Rabanada com dez carimbos (que provam a passagem por 10 pontos da Rota) no Posto de Turismo da Câmara Municipal, o turista guloso recebe um presente. Mas nem isto seria necessário para bater as 50 capelinhas da Rota das Rabanadas. Há de tudo, desde as clássicas até às locais, bêbedas de vinho verde branco ou tinto, passando pelas novas versões que se poderiam confundir com arrojos de nouvelle cuisine.

 

As rabanadas são os doces desta semana que tem tanto de mágica como de curta, entre 24 de dezembro e 1 de janeiro. Eram a forma dos pobres terem à mesa nesta quadra qualquer coisa que fosse parecida com as sobremesas servidas nas copas das casas maiores e mais ricas, dando a ilusão de festa a quem tinha menos de seu.

 

Por tal não é de admirar que a sua base seja a singela fatia de pão (se do dia anterior melhor ainda) e tudo o resto (exceto o açúcar e a canela, coisas raras na cantoneira proletária) estava ali à mão: ovos na capoeira, mel da colmeia e vinho na adega.

Tirando partido destes revivalismos tradicionalistas, agora tão na moda, este grupo de restaurantes e pastelarias do concelho de Caminha aposta este ano pela segunda vez na Rota da Rabanada. Este passeio gastronómico é tão mais que isso, é um meio de dar a conhecer, através da gula, uma região riquíssima culturalmente e de imperdível espólio patrimonial.

 

Se decidir ir por agora a Caminha, não vá só pelas rabanadas ou pela cultura: na Praça do Terreiro, no Centro Histórico, a 31 de dezembro atuará a banda italiana Remember Queen, que em jeito de homenagem a Mercury e seus amigos levará toda a gente a dançar pela primeira madrugada de 2018 adentro.

 

 

Crédito da foto de abertura: Rádio Alto Minho

Crédito restantes fotos: Município de Caminha