CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

A Paris de Haussmann na Garagem Sul

Paris Haussmann
Par João GALVÃO Il y a 3 ans
Catégories :
Últimas Notícias

No espaço que o CCB tem consagrado às mostras de arquitetura será exposta a visão espacial de Haussmann

 

De 6 de março até 17 de junho a Garagem Sul do CCB traz a exposição “Paris Haussmann” consagrada à obra de Haussmann em Paris e à forma exemplar como ele desenhou o tecido arquitectónico e paisagístico de uma das maiores metrópoles do mundo na segunda metade do século XIX.

 

Georges-Eugène Haussmann, mais conhecido como Barão Haussmann, o ‘artista demolidor’, transformou extensivamente a cidade de Paris, à superfície e debaixo dela, desde o centro até à periferia. São da sua pena e intenção a Place de L’Étoile, com o Arco do Triunfo ao centro, ou o edifício da Ópera.

À esquerda, número 46 da Rue de Rome, Paris 8, e à direita a Rue Portalis, Paris 8

 

Paris é a cidade da Europa com maior população e densidade humana (ou seja, a soma de habitantes e empregos) e encontra-se entre as cinco cidades mais densas do mundo. No entanto, esta situação não é vivida de forma insuportável nem irrespirável, mas antes como uma experiência positiva e agradável.

À esquerda, Avenida Victor Hugo e à direita, o número 27 da Rua Francoeur, Paris 18

 

Quem iria pensar que este modelo de mapeamento, criado no Segundo Império Francês, é hoje uma rede exemplar para a mobilidade? Ou que o quarteirão do século XIX pode ser uma ferramenta eficaz para uma cidade sustentável? Ou mesmo que a construção ao estilo Haussmann pode ser entendida, ainda hoje, como um arquétipo da flexibilidade?

 

A mostra “Paris Haussmann” analisa e revela o potencial do modelo urbano parisiense contemporâneo relativamente às apostas e desafios das cidades do amanhã. São mais de 100 desenhos, planos, arquivos, fotografias de Cyrille Weiner, para além de inúmeras maquetes, que transmitem aos visitantes uma oportunidade para redescobrir esta herança a várias escalas.

 

A exposição redesenha, categoriza e compara os eixos urbanos, distingue os espaços públicos e organiza os quarteirões e edifícios, de acordo com a sua geometria atual.

 

 

Exposição “Paris Haussmann”

Garagem Sul do CCB, entre 6 de março e 17 de junho

Produzida pelo Pavillon de L’Arsenal, Paris

Curadoria de Benoit Jallon & Umberto Napolitano e Franck Boutté

Preço de entrada 5 euros

 

Mais info aqui

 

 

Fotos de Cyrille Weiner cedidas pela organização