CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

O melhor pequeno hotel português

Convento da Sertã Hotel
Par João GALVÃO Il y a 3 ans
Catégories :
Hotelaria

Não sou eu que o digo, são os utilizadores do TripAdvisor que assim elegeram o Convento da Sertã Hotel. Mas eu digo também.

 

É realmente pequeno, mas não acanhado. A ter que encontrar um adjetivo que case bem com ‘pequeno’ diríamos certamente encantador. O Convento da Sertã Hotel foi eleito pelos utentes do site de viagens TripAdvisor como o melhor dos pequenos hotéis em Portugal. Tem 4 estrelas e apenas 25 quartos, e fica na Sertã, no mais interior português, longe do bulício das grandes cidades. É ideal para fugir aos outros turistas todos que sobem o Chiado ou descem os Aliados.

Fachada do Hotel

 

Grande parte do encanto deve-se ao facto de ocupar um antigo convento de frades franciscanos do século XVII, e o edificado não mente, esta tipologia foi deixada bem à vista. A paisagem rodeante é deslumbrante e fresca, apesar da interioridade, e percebemos bem porque escolheram os frades este sítio para o seu pequeno convento.

A fachada do Hotel aninhada no jardim

 

A propósito deste prémio falámos com Elsa Marçal, a gestora turística e diretora do Convento da Sertã Hotel. E falámos de muito mais coisas, trazemos-lhe a conversa toda aqui:

 

Como receberam a notícia da distinção da TripAdvisor?

Fomos notificados por e-mail. Sentimos uma enorme alegria com esta distinção, que vem reconhecer todo o trabalho desenvolvido desde 2013 por uma equipa de colaboradores empenhados e dedicados. Não vou esconder a surpresa que foi ver o Convento da Sertã Hotel entre os 15 melhores da Europa, mas isso é um sinal de que a estratégia delineada deu frutos.

 

Para além de Melhor Pequeno Hotel em Portugal ficaram também em 3º no que diz respeito ao atendimento?

Sim. Também na área do atendimento fomos alvo de reconhecimento. Mas esta distinção é de toda a equipa que connosco colabora diariamente, garantindo o máximo de qualidade no serviço prestado. Tenho a sorte e o orgulho de trabalhar com pessoas fantásticas, que dão tudo o que têm pelo Convento da Sertã Hotel. Assim tudo se torna mais fácil para quem tem de liderar esta equipa.  

 

Tem os números da TripAdvisor?

O TripAdvisor é um website de viagens, que agrega informações e opiniões de cerca de 315 milhões de utilizadores de todo o mundo na área do turismo. É hoje o maior e mais conhecido website de viagens a nível mundial. O Convento da Sertã Hotel ficou em 15º lugar na categoria 25 Melhores Pequenos Hotéis da Europa, em 1º lugar na categoria 25 Melhores Pequenos Hotéis em Portugal e em 3º lugar na categoria 25 Melhores Serviços de Hotel em Portugal.

 

Temos ainda 9,5 de pontuação no site Booking.

A receção do Convento da Sertã Hotel

 

A seu ver, que razões encontra para estas distinções?

Como já referi anteriormente, trata-se do reconhecimento de todo o admirável trabalho que a equipa do nosso hotel tem vindo a desenvolver desde 2013, ano em que abrimos as portas. Tem sido um caminho difícil, porque estamos inseridos numa região lindíssima mas ainda pouco conhecida e que fica fora das principais rotas turísticas da maioria dos estrangeiros que visitam Portugal. Após “convencermos” as pessoas a visitarem-nos e a ficarem aqui hospedadas, foi possível mostrar a real valia do hotel e nesse ponto permitam-me destacar, uma vez mais, a competência, profissionalismo e rigor de uma equipa fantástica, que trabalha afincadamente para o sucesso da nossa unidade.

 

O que pode fazer um negócio assim por uma região interior e esquecida, como é a Sertã?

Temos lutado afincadamente pela promoção e desenvolvimento da região. Por exemplo, definimos uma estratégia de promoção do hotel e do destino turístico em que estamos inseridos (o concelho da Sertã e toda a região envolvente) que permitiu, em pouco mais de quatro anos, aumentar o número de turistas estrangeiros que nos visitam e dar aos visitantes portugueses a oportunidade de conhecerem uma região de sonho, que não fica assim tão longe dos principais centros urbanos: estamos a 1h30 de Lisboa e do Porto. 

 

A nossa região tem um património natural maravilhoso, com uma beleza paisagística incrível, pontuada pelo deslumbrante curso do rio Zêzere e pelas três albufeiras situadas nos limites do concelho da Sertã (albufeiras de Cabril, Bouçã e Castelo de Bode). Aproveito também para destacar as Aldeias do Xisto aqui existentes.

 

Graças ao trabalho e empenho de toda a equipa, estamos a conseguir demonstrar que no Interior também é possível desenvolver projetos de qualidade e que vão ao encontro das necessidades e exigências, tanto dos turistas portugueses como dos estrangeiros.

 

Importa lembrar que estamos estrategicamente situados no centro de Portugal, com excelentes ligações rodoviárias tanto para Lisboa como para o Porto e para muitos locais próximos como Coimbra, Tomar, Conimbriga (a 45m) ou Monsanto, Batalha e Fátima (1h). Com uma grande tradição cultural e uma gastronomia rica, o Interior Português merece ser visitado e o Convento da Sertã Hotel é ideal para qualquer viajante que queira descobrir o mais genuíno Portugal, com uma beleza paisagística incrível!

As Fragas de São Simão na Sertã, ou de como pode o interior ser fresco e bucólico como Sintra

 

Quantas pessoas emprega?

Diretamente 12, mas todo o hotel é 100% nacional e os nossos produtos locais. Temos a noção de que só assim poderemos contribuir para a coesão e desenvolvimento do território, além de que importa dar a conhecer a qualidade do que de bom se faz no nosso país e na nossa região. 

  

Que mais podem fazer os locais, indivíduos e empresários, para atrair turistas para o Interior?

Quero aproveitar, desde já, para realçar o trabalho fantástico que o Turismo de Portugal e o seu presidente, Luís Araújo, têm feito para divulgar as potencialidades do nosso país. Há hoje uma preocupação diferente por parte dos responsáveis quando se olha para o Interior, ao nível do turismo. E isso é importante e claramente motivador. Já não nos sentimos tão sozinhos como sucedia antigamente.

 

Todavia, há ainda um longo caminho a percorrer para conseguirmos afirmar o Interior português como um verdadeiro destino de turismo. Apesar de vários projetos turísticos e hoteleiros que têm nascido nestes últimos anos, existe a noção de que a oferta não está integrada e o mercado é ainda pouco competitivo. As Câmaras Municipais já olham de forma diferente para o turismo mas são poucas as que, no Interior, estão a conseguir desenvolver estratégias que potenciem esta atividade. Ainda há muito a ideia de que basta organizar eventos para trazer as pessoas a estes locais. Isso já não é suficiente. Temos de ter infraestruturas e locais de interesse devidamente preparados para tornar estas regiões verdadeiramente apetecíveis. Além disso, a gestão do território tem de mudar – não entendo como é que as câmaras não trabalham em conjunto para definir uma estratégia comum, que permita criar escala e organizar um produto suficientemente atrativo para os turistas. Não podemos continuar com a lógica de que ‘a minha quinta é melhor do que a tua’. Estamos a desperdiçar dinheiro e recursos com estratégias que são iguais em todo o lado e que não procuram a distinção.       

A piscina do Convento da Sertã Hotel

 

A cozinha do hotel é regional?

Sim. O nosso pequeno-almoço é confeccionado, sobretudo, com produtos locais, porque acreditamos que assim estamos a proporcionar ao nosso cliente uma experiência mais autêntica. Além disso, quem nos visita fica com uma ideia clara do potencial da nossa gastronomia. 

 

De referir ainda que o hotel está associado a dois restaurantes, ambos com chefs locais: o restaurante Ponte Velha, situado a algumas dezenas de metros do hotel, e o restaurante Santo Amaro, também nas proximidades da unidade hoteleira.

 

Permitam-me destacar o restaurante Santo Amaro, por ser a nossa casa mãe. Aberto desde 1975, é o guardião de alguns dos tesouros gastronómicos da nossa região, proporcionando aos clientes uma experiência única e inesquecível.

Cartuchinhos de Cernanche, doçaria tradicional regional de que o Hotel se orgulha

 

O que destaca do menu?

A gastronomia é uma das maiores riquezas do concelho da Sertã. Nos nossos restaurantes, pode encontrar-se uma grande variedade de iguarias regionais, como o Maranho da Sertã, Bucho Recheado, Achigã grelhado, Cabrito Estonado, Cartuchos de Amêndoa e a Tigelada Beirã mas também algumas especialidades exclusivas, como a Sopa de Peixe da Dona Helena, um prato muito apreciado. A Sopa de Peixe da Dona Helena é uma criação de autor, com mais de 43 anos, da cozinheira Maria Helena Marçal. Apresenta um sabor intenso e aromatizado, pontuado de forma harmoniosa por um conjunto selecionado de ingredientes de grande qualidade. Esta iguaria assume-se também como a simbiose perfeita entre o mar e o campo, devolvendo um sabor absolutamente excepcional.

 

Qual o preço da noite no Convento?

Temos quartos a partir de 90 euros.

 

Mais info aqui.

 

 

Fotos cedidas pelo hotel.