CONTACTOPORTUGALCOMPORTAALGARVEINVESTIRVIVER

Festival do Peixe do Rio em Mértola

Peixe do Rio Mértola
Par João GALVÃO Il y a 4 Mois
Catégories :
Últimas Notícias

Vai um mundo de diferença entre peixe do rio e do mar. Venha provar o de rio cozinhado por quem sabe, em Mértola.

 

Vai já na sua décima quinta edição e é a melhor desculpa para ir a Mértola em abril. Das outras desculpas, as que não obriguem a ir a 7 e 8 de abril falaremos também, agora o que nos traz é a desculpa da gula e de como é bom comer o que o rio Guadiana oferece.

O local do Festival é um pouco mais específico, fica no Pomarão, bem perto de Mértola, uma aldeia-cais sobre o Rio Guadiana, onde o rio deixa de ser português e passa a ser a fronteira partilhada com Espanha. Dirá que é longe, eu dir-lhe-ei que para provar peixe assim é muito muito perto.

Os peixes de rio são mesmo outros quinhentos: não têm que se debater com o bravo mar, são mais delicados, de sabor mais requintado e com preceitos de confecção que são só seus. E em termos de fauna, começa a entrar aqui toda uma nova categoria que de peixe tem apenas nome: enguias e lampreias, que são uma espécie de monstros de conto, a meio caminho entre a delicadeza do peixe e a firmeza da carne, cobras de aspeto, mas delícias no prato.

O Festival do Peixe do Rio nasce antes do mais do quotidiano gastronómico de séculos que as povoações ribeirinhas e interiores alentejanas têm, desde sempre, praticado: o mar era lá longe, e o peixe do rio estava aqui já. Este tornou-se, de forma quase automática e lógica, um complemento para a alimentação dos habitantes do interior, e um prazer e quase desporto popular, para descansar a cabeça e os braços das duras fainas agrícolas.

O Festival do Peixe do Rio tem como objetivo principal valorizar o Rio Guadiana e as tradições culturais desta zona ribeirinha. E porque da cultura faz parte também a mesa, feita de lampreia, de peixe muge e de enguias, este festival antes do mais cativa-nos pelo estômago, e pela curiosidade em conhecer os pratos feitos com estes peixes que vivem tão longe do mar.

 

Mais info aqui

 

 

Fotos do site do evento

João  GALVÃO Contribuidor Lisbonne-Idée
João GALVÃO Contribuidor Lisbonne-Idée