CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

No ano passado atracaram quase mil cruzeiros em Portugal

Recorde de Cruzeiros
By Inês ALMEIDA . 2 years
Categories :
Últimas Notícias

"Cruzeiros contribuem significativamente para os valores positivos que o turismo tem alcançado em Portugal"

 

Em 2017, Lisboa recebeu praticamente um cruzeiro por dia. Ao todo foram 947 os cruzeiros que atracaram na costa portuguesa durante o ano que passou. Destes, um terço passaram por Lisboa. Ao todo, os portos portugueses trouxeram 1,3 milhões de turistas ao país, sendo que o destino que recebeu mais visitantes através dos cruzeiros foi a ilha da Madeira.

 

Em 2017, absolutamente todos os portos em Portugal receberam mais passageiros do que no ano anterior, sendo que este número subiu 5%. Este aumento deveu-se aos cruzeiros, que registaram um aumento de 10% nas escalas, ascendendo a 947, números divulgados pela Administração do Porto de Lisboa em comunicado. De acordo com esta entidade, os resultados “contribuem significativamente para os valores positivos que o turismo tem alcançado em Portugal e na forma como o país se projeta para os mercados emissores”.

 

Em Lisboa desembocaram 330 navios, atingindo um novo recorde. Na ilha da Madeira, os portos do Funchal e Porto Santo receberam mais de meio milhão de passageiros, mais do que aqueles que chegaram a Lisboa por alto mar. Também nos Açores as escalas cresceram 26%, de 121 para 152, sendo que os visitantes passaram de 125 904 em 2016 para 135 783 em 2017.

 

Das cidades portuguesas em que mais se notou a diferença no dinamismo conseguido a partir do porto foi Portimão, onde a afluência de passageiros cresceu 53%. A cidade algarvia recebeu 29 859 visitantes em 2017 devido aos cruzeiros, sendo que as escalas aumentaram 65%, passando de 43 para 71. O porto de Leixões recebeu 100 escalas, contra as 84 registadas em 2016, chegando aos 95 562 visitantes.

 

A Administração do Porto de Lisboa espera um novo recorde para este ano, especialmente devido a um evento que vai ocorrer nos dias 19 a 20 de setembro, quando tem lugar em Lisboa o Seatrade Cruise Med, “o maior [evento] para o mercado de cruzeiros do mediterrâneo”. A entidade considera este evento “uma importante alavanca no crescimento dos portos nacionais no que diz respeito à atividade de cruzeiros”.

 

 

Fonte: Eco