CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Dark Sky Alqueva na corrida para os World Travel Awards

Dark Sky Alqueva
By João GALVÃO . 1 year
Categories :
Últimas Notícias

O céu estrelado do Alqueva, no Alentejo, é uma das 10 atrações concorrentes a Europe’s Leading Tourist Attraction 2018, nos World Travel Awards

 

Para o turismo português esta notícia é especialmente agradável: na corrida a Europe’s Leading Tourist Attraction 2018, dos World Travel Awards, na lista de 10 competidores, três são portugueses. Para além do Dark Sky Alqueva, portuguesas são também as propostas Passadiços do Paiva, em Arouca, parte do Global Geopark UNESCO, e a Ribeira do Porto.

Foto do céu noturno sobre o Alqueva, por Miguel Claro, astro-fotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva

 

O que distingue a candidatura alentejana é o facto de a vedeta turística não ser monumento nem edificado, é apenas o céu preto onde as estrelas brilham mais. Para bem observar o firmamento é necessário que luz alguma concorra com a das estrelas e o interior alentejano do Alqueva é ideal para o fazer, ao ponto do Dark Sky Alqueva poder ser já considerado o primeiro destino turístico do mundo vocacionado para contemplar o céu noturno.

Restaurante Xarez, em Monsaraz, um dos parceiros da rota

 

Pode, claro, chegar à noite, estender uma manta no chão, deitar-se e abrir os olhos e o coração. Este será o espírito mais purista mas porque a seguir tem de dormir, almoçar no dia seguinte e a região é rica em patrimónios, o Dark Sky Alqueva é já uma rota a pensar no visitante. Há passeios a cavalo, workshops de orientação, wild night watching, ceias nas margens do Alqueva, provas de vinhos noturnas sob o céu estrelado, passeios de canoa, para além do património histórico que rodeia o grande lago ao sul, desde os megálitos construídos fundo na pré-história – certamente honrando já na altura as estrelas que o céu oferecia – até aos conventos/fortalezas da reconquista, passando pelas presenças romana e mourisca.

Passeios de barco tradicional pela Sem Fim Boats, parceira da rota

 

A rota inclui também propostas de onde comer, beber e dormir, sempre dentro do espírito local e regional. O Alentejo é sítio único, e ir ao Alentejo, e ficar lá, comer lá e gastar lá dinheiro é a base das poucas indústrias que podem ser na região uma mola efetiva de desenvolvimento. E isto não é pedir-lhe um favor, a si, turista. Maior favor fará por si o Alentejo, ao dar-se a conhecer, tanto de dia como de noite, quando as estrela brilham.

Quarto de uma das Caisas de Taipa, um dos parceiros da rota

 

Pode consultar a rota e todas as ofertas no site, e para votar no Dark Sky Alqueva vá aqui.

 

 

Fotos de abertura e primeira do texto por Miguel Claro, astro-fotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva

Fotos seguintes do site Dark Sky Alqueva