CONTACTO INVESTIR COMPORTA ALGARVE PORTUGAL

Portugal vai ter rota gastronómica da dieta mediterrânica

Dieta Mediterrânica
By Inês ALMEIDA . 3 years
Categories :
Turismo Portugal

Nova rota gastronómica traça percurso do Algarve a Lisboa com muitas paragens deliciosas pelo meio

 

A dieta mediterrânica é famosa pelas razões certas. Há quem lhe elogie o sabor e quem lhe gabe a componente saudável e a verdade é que a sua boa reputação perdura no tempo. Medfest é o novo projeto gastronómico que promete pôr a dieta mediterrânica nas bocas do mundo. Em Portugal, vai-se traduzir numa rota gastronómica, que vai de Lisboa ao Algarve e promete dar a conhecer melhor esta dieta e estilo de vida.

 

A iniciativa abrange oito países europeus da bacia mediterrânica, inserindo-se num programa de três anos. Estes países têm em comum a dieta mediterrânica, classificada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. A iniciativa, que tem um orçamento de 2,2 milhões de euros, envolve a Eslovénia, Itália, França, Espanha, Grécia, Chipre e Portugal.

 

“Um dos objetivos fundamentais do Medfest é posicionar Portugal como destino gastronómico sustentável, com produtos de qualidade como o vinho e os azeites, para complementar as conhecidas rotas de sol e mar”, explica Artur Gregório, presidente da direcção da Associação In Loco e coordenador do projeto, em comunicado de imprensa.

 

O embaixador português do Medfest é o famoso chef Vítor Sobral, que destaca a importância dos produtos típicos da dieta mediterrânica, como o azeite, sublinhando os seus benefícios para a saúde. O chef explica que esta sempre foi vista como uma “dieta de pobres”, mas que na verdade se carateriza pela “sazonalidade e simplicidade”, assim como formas criativas e naturais de dar mais sabor à comida. Vítor Sobral considera importante saber o que comemos, “quem produz e quem pesca o que pomos na panela”.

 

Na abertura do Medfest foi apresentada a primeira rota gastronómica Lisboa-Tavira, um percurso desenhado para fazer de carro, ao ritmo de cada um e com paragens estratégicas para desfrutar dos sabores de cada região. Pode degustar azeites em Ferreira do Alentejo, provar aguardente de medronho no Alqueva e comer enguias aromatizadas com hortelã ou poejo em Alcoutim.